Um grupo especializado para orientar os turistas é a proposta do o Projeto de Lei 37/12 idealizado pelo vereador TC Mustafa (PTdoB). Segundo ele, a finalidade é aproveitar o potencial turístico da capital baiana e oferecer uma estrutura adequada aos milhares de visitantes da cidade.
Para o trabalhista, “Salvador, com seu povo hospitaleiro, é o segundo destino turístico mais procurado do país por brasileiros e estrangeiros”. O Grupo de Apoio ao Turista (GAP) atenderia de imediato os principais eventos do esporte mundial: a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016, podendo ainda receber a Copa das Confederações em 2013.
A iniciativa já existe em algumas cidades turísticas do país e funcionaria como segmento da Guarda Municipal. Na opinião do edil, o GAP deve tornar-se uma referência nacional no bom atendimento ao turista. “Mas só será eficaz se for sustentada com servidores capazes de orientar e apresentar soluções rápidas e eficazes ao público visitante, fazendo-os sentirem-se seguros e compreendidos”, pontuou.