Política

MISSA NO COLÉGIO VIEIRA CELEBRA CENTENÁRIO NASCIMENTO ANTONIO BALBINO

vide
| 22/04/2012 às 15:06
Governador Wagner e vice-prefeito Edvaldo Brito durante a celebração
Foto: SECOM
Uma missa pela passagem do centenário de nascimento de Antônio Balbino foi realizada na manhã de hoje (22), no santuário Nossa Senhora de Fátima, capela localizada no Colégio Antonio Vieira, no Garcia. Na cerimônia, que reuniu autoridades como o governador Jaques Wagner, e familiares do homenageado, o vice-prefeito Edvaldo Brito, representando o prefeito de Salvador, João Henrique, destacou a importância do ex-político baiano. 

"Um grande homem que, quando governador, além de obras estruturais, se preocupou em planejar a administração pública, deixando um enorme legado físico e intelectual", declarou Edvaldo Brito. Como representante da família, a bisneta Zizete Balbino Ferreira descreveu o ex-político como um exemplo a ser seguido. "Ele foi determinante para minha formação pessoal e profissional, a base da nossa família, exemplo de homem", disse.    

Perfil Antônio Balbino de Carvalho Filho nasceu em Barreiras no dia 22 de abril de 1912. Formado em Direito, fez curso de Economia Política na Sorbonne, tornando-se professor da Faculdade de Direito da Bahia e da Faculdade de Filosofia. Foi governador da Bahia nos anos de 1955 a 1959 e ficou conhecido por concentrar sua administração em construir no estado uma estrutura financeira sólida. Durante sua gestão iniciou a construção do Teatro Castro Alves, inaugurou o hoje extinto Ginásio de Esportes Antônio Balbino, e criou órgãos importantes como o Fundagro (destinado ao fomento agrícola) e a Coelba (então estatal de energia do governo estadual), além da maternidade Tsylla Balbino, dentre outras ações. Faleceu no Rio de Janeiro em maio de 1992.