vide
Deputado Zé Neto fala com exclusividade ao BJÁ sobre sua candidatura a prefeito em Feira
Foto: BJÁ
O deputado estadual Zé Neto (PT), líder do bloco da Maioria na Assembleia Legislativa vai disputar a eleição à Prefeitura de Feira de Santana pela terceira vez em sua carreira política, entendendo que, 2012, se traduz num momento "rico do ponto-de-vista dos apoios, do ambiente político propício em sua trajetória, do amadurecimento, e do êxito que nosso projeto (Wagner/Dilma) tem apresentado para a Bahia, para o Brasil e no plano internacional".
Zé Neto conversou com o BJÁ nesta terça-feira, 17, expondo algumas de suas idéias para Feira de Santana e disse que já está trabalhando bastante sua pré-candidatura, organizando uma equipe de marketing com discussões semanais, adotando alguns procedimentos no apoio à sua candidatura, já com participações do PSB, PCdoB e PP e "ouvindo a cidade". Ou seja, "gastando sola do sapato" em todos os eventos que tem programado.
O parlamentar está consciente das dificuldades que enfrentará no próximo pleito, com adversários do porte do prefeito Tarcízio Pimenta (PDT) e do ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho (DEM), mas, observa que representa o novo em Feira na medida em que os projetos políticos de Tarcízio e Ronaldo se assemelham e ele poderá fazer a diferença, desde que consiga passar para a população esse sentimento, característica essencial do projeto político do PT captaneado pelo ex-presidente Lula da Silva, em sua origem.
"Tenho esperança e confiança e vamos fazer uma campanha revelando as nossas propostas de renovação, de uma forma de fazer política com diálogo, o que não acontece em Feira de Santana há anos e estabelecer uma nova diretriz para a gestão municipal", comenta o deputado afirmando que, pela primeira vez, o PT está 100% unido em torno do seu nome na Executiva local e com 35 dos 36 votos do diretório.
Para o líder da Maioria, tanto o modelo de José Ronaldo; quanto o praticado atualmente pelo prefeito Tarcízio Pimenta se exauriu, se esgotou, e a população está diante desse sentimento, a exigir mudanças. "Feira cresceu muito nos últimos 8 anos e exige-se, na atualidade, por parte do administrador público, uma visão de metrópole e isso está faltando no município", frisa.
Advogado, 48 anos de idade, casado, militante histórico do PT feirense, vereador mais votado na cidade e exercendo seu terceiro mandato como deputado estadual (32 mil votos em Feira e 82 mil no total, sendo um dos mais votados na Bahia), Zé Neto já disputou as eleições em Feira contra José Falcão, o vitorioso de1996; e contra José Ronaldo, em 2004.
Vai em 2012 enfrentar às urnas para prefeito pela terceira vez e espera contar com o apoio de 5 a 6 partidos e um tempo de 7 minutos no rádio e na TV. Espera, também, contar com o apoio do ex-deputado Sérgio Carneiro, PT, para quem perdeu a vaga na disputa contra Tarcízio, em 2008. "Estou confiante nessa aliança", diz sem acrescentar algum indicativo de que Carneiro retornará à BSB como deputado.
ALGUMAS IDÉIAS DE ZÉ NETO:
SOBRE A ADMINISTRAÇÃO
JOSÉ RONALDO
- Cumpriu um papel no seu momento. Elegeu-se defendendo o alinhamento do governo municipal com o estadual, na época, Paulo Souto.
SOBRE A ADMINISTRAÇÃO
TARCÍZIO PIMENTA
- Eu tenho ajudado Feira de Santana no que posso. E, aí, ajudado Tarcízio e Ronaldo porque eles se separaram agora, em janeiro último, pois, Zé Ronaldo tinha vários secretários na administração Tarcízio. Zé Ronaldo tem forte ligação com a Santa Casa e eu ajudo a Santa Casa.
SOBRE O QUE PRETENDE PARA
FEIRA SE ELEITO FOR
- Implantar um projeto comum para toda a sociedade e que estabeleça um novo marco, com muito diálogo e ênfase no desenvolvimento urbano. São duas escolas bem diferentes: a minha e a deles (Neto entende que a escola de Zé Ronaldo é a mesma de Tarcízio).
AINDA SOBRE A ESCOLA RONALDO/TARCÍZIO
- Tarcízio ainda representa o modelo do próprio Ronaldo. É um administrador refém do Legislativo, mergulhado no fisiologismo e no partilhamento com o próprio Ronaldo, pelo menos até o começo de 2012, e isso trouxe desgaste enorme para o prefeito que não conseguiu fazer a administração que a cidade esperava.
ESTRATÉGIA DE ZÉ NETO
- Vou trabalhar um novo modelo e mostrar isso a população. Que o atual modelo se exauriu e piorou.
SOBRE O SISTEMA DE SAÚDE MUNICIPAL
- A saúde não funciona em rede estadual. Não se comunica com a região. A Prefeitura investe pouco no básico e no ambulatorial e e gasta muito na alta complexidade sem ter 1 leito sequer de UTI. Esse modelo sobrecarrega o Hospital Clériston Andrade.
SOBRE O SISTEMA DE TRANSPORTE
- Se investe muito em ônibus e esquece os alternativos. Não há uma política para os alternativos distritais.
SOBRE O SISTEMA DE LIMPEZA
- O prefeito está amarrado em tido desde o lixo que tem contrato de 5 anos.
SOBRE INVESTIMENTOS DO ESTADO
- Temos muitos investimentos na cidade e vamos trabalhar em cima deles: 85% da cidade estará com rede de saneamento, em agosto próximo; HEC; 11 mil casas do Minha Casa; Minha Vida; R$120 milhões em obras da Embasa; triplicação do presidio; Santa Casa com radioterapia e cardiologia; SAC que será entregue.
SOBRE WAGNER E LULA
- O governador Wagner já revelou quem é seu candidato em Feira e vai trabalhar para que Lula faça um depoimento para minha candidatura na TV e no rádio.