Aconteceu nesta quarta-feira, 11, a primeira reunião da Subcomissão Temporária da Copa 2014, Olimpíada e Paraolimpíada de 2016 do Senado Federal, integrante da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR). O encontro aprovou o relatório das atividades realizadas no semestre passado e o plano de trabalho para 2012.
Está sendo proposto a realização de cinco audiências públicas sobre temas como mobilidade urbana, sustentabilidade e o legado da Copa do Mundo, Olimpíadas e Paraolimpíadas para a sociedade brasileira, com ênfase na área de Tecnologia da Informação (TI).
As audiências sobre os dois últimos temas já tiveram seus requerimentos aprovados no ano passado. As demais reuniões tratarão sobre Lei Geral da Copa; legado e da experiência vivida por outros países que receberam a Copa do Mundo da FIFA e os Jogos Olímpicos; e situação das obras de mobilidade urbana, aeroportos e estádios para a Copa de 2014.
No caso da Lei Geral da Copa, a senadora Lídice da Mata (PSB/BA), presidente do colegiado, considera fundamental ouvir a experiência dos deputados que participaram do debate sobre o projeto na Câmara.
O organismo foi criado para, a partir desses mega eventos esportivos, debater, pensar e propor soluções para a gestão pública do turismo, em investimentos de infraestrutura, reforma dos estádios e aeroportos, além de ações como mobilidade urbana e qualificação profissional que garantam legados significativos à sociedade brasileira. A Subcomissão pretende ainda estimular a participação da sociedade, ampliar a transparência da ação pública.
Fazem parte do colegiado os senadores Zeze Perrella (PDT-MG, vice-presidente) Vital do Rêgo (PMDB-PR) e Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), como titulares, e José Pimentel (PT-CE) e Cícero Lucena (PSDB-PB), como suplentes.