Política

DEPUTADO CRITICA FALTA DE MÉDICO DE PLANTÃO NO IML AOS DOMINGOS

vide
| 10/04/2012 às 12:27
Deputado Rosemberg Pinho, PT, foi conhecer o DPT após sua denúncia
Foto: DIV
  Depois de se revoltar com a falta de médicos de plantão no Instituto Médico Legal, aos domingos, a falta de informações e o descaso no atendimento, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) visitou na última semana o Departamento de Polícia Técnica (DPT), desta feita tudo arrumadinho para agradar o parlamentar,

  O DPT é uma Instituição ligada à Secretaria de Segurança Pública, composto pelo Instituto Médico Legal Nina Rodrigues, Instituto de Criminalística Afrânio Peixoto, Laboratório Central de Polícia Técnica,  Instituto de Identificação Pedro Melo e uma Diretoria do Interior com Coordenadorias Regionais de Polícia Técnica. 

    Acompanhado de Eleusa Santana, presidente da ASBAC-Sindicato, que é uma entidade representativa dos Peritos Criminais do Estado, o objetivo do parlamentar era conhecer melhor as instalações do DPT e deixar seu mandato à disposição da categoria.


   Conforme Eleusa, o estado da Bahia é considerado referência nacional na perícia criminal. "A referência não é apenas pela qualificação dos seus profissionais, mas pelo trabalho de excelência desenvolvido por eles. Os Peritos Criminais são profissionais graduados em diversas áreas do conhecimento, cuja atuação tem por finalidade a produção da prova material, através do exame técnico-científico e elaboração do laudo pericial resultando em uma prova definitiva que tanto pode permitir a condenação do autor de um crime, como garantir a sua isenção de culpa, caso seja inocente", disse Eleusa.


   A visita durou cerca de duas horas e o deputado colocou-se à disposição no que for preciso como, por exemplo, dar visibilidade a um trabalho que é pouco reconhecido e de extrema importância para a sociedade, uma vez que, a atividade pericial está diretamente  vinculada com a  verdade dos fatos. "Talvez, a sociedade baiana desconheça a existência de laboratórios como os que temos aqui, que são muito bem aparelhados com equipamentos de primeira qualidade e de profissionais altamente qualificados que é motivo de orgulho para o nosso Estado.", disse.