O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo, encaminhou, nesta quarta-feira através de sua Procuradoria Jurídica um ofício à Superintendência da Polícia Federal (PF) solicitando informações oficiais sobre a operação Detalhes que investiga odeputado Roberto Carlos, acusado de contratação de servidores fantasmas para desvio de verba pública.
Em nota oficial, a assessoria da Assembleia Legislativa informa que Marcelo Nilo solicitou também à Procuradoria Jurídica da Casa um expediente solicitando esclarecimentos. Para ele, é indispensável o acesso às informações para a adoção de providências de cunho administrativo. O presidente disse ao BJÁ que a PF tem poderes constitucionais e estranhou a ocupação de duas áreas da Casa Legislativa sem qualquer notificação.
O documento elaborado pelo procurador Graciliano Bomim ficou pronto no início da noite de ontem e busca suprir lacunas dos mandados de busca e apreensão cumpridos pela Polícia Federal.
O presidente ainda alega que o Legislativo não tem conhecimento das acusações direcionadas ao deputado pedetista, a não ser pelas informações divulgadas pela imprensa. Ele ainda disse que os nomes de funcionários ou ex-funcionários da Casa relacionados com algum tipo de infração não foram divulgados.
Marcelo Nilo disse que aguarda as informações da Polícia Federal para adotar as providências necessárias. Sobre o destino dos funcionários envolvidos na irregularidade, o presidente afirmou que a consequência administrativa imediata será a exoneração das funções - ainda que cumpridas em gabinete parlamentar.
Sobre uma provável punição do deputado Roberto Carlos, Marcelo diz que, pelo Regimento da Casa, o assunto só será levado a Mesa se houve pedido de um parlamentar ou de partido politico.
NOTA DO PDT
O PDT, por sua Executiva Estadual, e diante dos últimos
acontecimentos, vem apresentar as seguintes considerações:
O deputado Roberto Carlos é um companheiro nosso filiado há mais de 20
anos, e até o atual momento tem sido da maior lisura e lealdade, não
sendo do nosso conhecimento qualquer ato que desabone sua conduta.
Recebemos com surpresa as denúncias da Polícia Federal, principalmente
por se tratar do companheiro Roberto Carlos.
Acreditamos na sua honradez e confiamos na sua inocência e que nada
seja comprovado contra sua pessoa.
Não podemos prejulgar, pois a nenhum cidadão pode ser negado o direito
de defesa. Esperamos que tudo seja apurado e reiteramos a nossa
Confiança na Justiça e na Policia Federal, estando certos de que a
Justiça ao Final Prevalecerá.
Eduardo Rodrigues
Advogado PDT - Bahia