O deputado Herbert Barbosa (DEM) subiu à tribuna na tarde de hoje (28), durante sessão no plenário da Assembleia Legislativa, para comemorar o resultado do estudo da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), que aponta a cidade de São Desidério como a quarta colocada dos municípios mais bem administrados da Bahia, com 0,7292 pontos, perdendo apenas para Jaborandi (0,8123), Alcobaça (0,7712) e Araçás (0,7687). A pesquisa, no entanto, revela que um quinto das prefeituras baianas ficou no grupo das 500 piores gestões fiscais do país. De 374 municípios, 339 foram avaliados com gestão fiscal difícil ou crítica.
"Quero dizer que o então prefeito de São Desidério, Zito Barbosa, foi o principal responsável por essa realidade. O município é privilegiado pela força da sua economia e mostrou excelência na aplicação dos recursos e bom desempenho na gestão pública. A cidade tem sido bem administrada, com a mais absoluta estabilidade fiscal nos últimos anos, e o prefeito Zito Barbosa, que encerrou o seu terceiro mandato à frente da gestão municipal em março deste ano, é sim o grande responsável por esses resultados", afirmou Herbert.
De acordo com o deputado, a pesquisa revela uma percepção que já se tinha na região em virtude do crescimento econômico e do desenvolvimento social de São Desidério. Ele ressaltou que o resultado deve ser comemorado pelo fato do município de Jaborandi, que aparece na ponta da tabela da Frijan, também pertencer ao oeste baiano. Segundo o democrata, "o fato mostra que a região pode caminhar com suas próprias pernas".