A Assembleia Legislativa da Bahia se reuniu na tarde desta quinta-feira, 21, em Itabuna no Centro Cultural Adonias Filho e 42 deputados participaram dos trabalhos, nesta terceira etapa do pioneiro programa Assembleia Itinerante que já levou o Legislativo a se reunir em Feira de Santana e Vitória da Conquista, em 16 de junho e 15 de setembro do ano passado. A sessão foi considerada como "histórica" pelo presidente deputado Marcelo Nilo.
Os trabalhos ordinários foram abertos às 14h 45min, pelo deputado Marcelo Nilo, e se estenderam até o início da noite, num ambiente de alta voltagem política, observável desde o início, pelas faixas e cartazes com reivindicações expostos no plenário. Deficientes visuais e motoristas participaram ativamente defendendo a votação de um projeto de lei do Executivo em tramitação na Casa que lhes garante acesso gratuito ao transporte intermunicipal, dois assentos por ônibus.
PARTICIPAÇÃO
No início da sessão o presidente Marcelo Nilo fez uma breve explanação sobre os objetivos da ida do parlamento para o interior e agradeceu ao prefeito José Nilton de Azevedo Leal, o Capitão Azevedo, pelo apoio emprestado ao programa Assembleia Itinerante. Os trabalhos foram interrompidos inúmeras vezes por manifestação dos presentes, coibidas pela presidência da sessão, que chegou a ameaçar suspender momentaneamente os trabalhos.
A proximidade da sucessão municipal contribuiu para acirrar os ânimos. Foi fixado um cronograma que alternou na tribuna deputados da base de apoio da administração estadual e do bloco de oposição - sendo os primeiros a falar os mais votados na cidade. Entre os parlamentares as manifestações de apoio e críticas ao governo se sucederam, sendo substituídas pela unidade em torno das solicitações de obras e serviços para a cidade e para a região Sul.
A transferência do Poder Legislativo para Itabuna foi autorizada por unanimidade pelo plenário da Assembleia. Os trabalhos foram transmitidos ao vivo, pelo Canal Assembleia que instalou os links necessários, deslocou equipe técnica e de jornalismo para Itabuna. Os foram transmitidos em tempo real através da operadora de TV a cabo NET e do endereço eletrônico http://www.canalassembleia.com.br/, em tempo real. A próxima etapa do programa Assembleia Itinerante ocorrerá em maio, em dia a ser fixado, em Juazeiro.