Política

CÂMARA DÁ PARECER SOBRE CONTAS 2010 DE JOÃO HENRIQUE NESTA TERÇA

| 19/03/2012 às 22:23
Sandoval vai submeter seu relatório à votação dos vereadores
Foto: LB
(Por Limiro Besnosik)

João Henrique Carneiro e equipe estarão com as atenções voltadas para a Câmara de Salvador nesta terça-feira, 20. Afinal, será o dia de apresentação do parecer da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização sobre o relatório das contas 2010 de JH emitido pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

Sandoval Guimarães (PMDB), presidente da Comissão, passou a segunda-feira, 19, driblando os jornalistas com evasivas, sem querer adiantar suas conclusões, mas deixando antever nas entrelinhas seu posicionamento contrário à aprovação. A reunião com todos os integrantes do organismo está marcada para 10 horas, a portas fechadas, seguida de uma coletiva à imprensa.

O pemedebista, porém, mesmo reafirmando sua postura técnica para justificar uma quase certa desaprovação, confirmou, por exemplo, a inexistência de prestação de contas para os R$ 234 milhões repassados pela Secretaria da Saúde municipal à estadual em 2010, de acordo com informações recebidas dos tribunais de contas. Segundo ele, o Ministério Público Federal já está apurando o destino desses recursos, que são provenientes da União.

Os soldados do Thomé de Souza, no entanto, não se dão por vencidos. Fontes ligadas ao prefeito garantem que, apesar das dificuldades, as negociações pela aprovação das contas estão “bem encaminhadas”, com grandes chances de sucesso.

As mesmas fontes avaliam como complicada mesmo a situação de João no próximo ano, quando as contas 2012 chegarem à Câmara. Ate lá o alcaide estará sem bancada, nem “caneta” para resolver possíveis problemas semelhantes aos de 2011.

Fazem parte da Comissão de Orçamento a petista Marta Rodrigues (vice-presidente), Alfredo Mangueira (PMDB), Heber Santana (PSC), Olívia Santana (PCdoB), Orlando Palhinha (PP) e Paulo Câmara (PSDB). Os suplentes são Alan Castro (PTN) e Pastor Luciano (PMN).