Política

Diretor da ANAC pede documentação para liberar aeroporto de Jacobina

vide
| 10/03/2012 às 10:06

"Com o envio de documentação comprovando que as exigências para a reabertura foram cumpridas, em duas semanas o aeroporto de Jacobina pode ser liberado", afirmou o Diretor de Infraestrutura Aeroportuária da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), Rubens Carlos Vieira. A afirmação foi feita ao deputado Amauri Teixeira (PT-BA), que agendou a audiência com o diretor para resolver a pendência no município.


Amauri questionou porque ainda a ANAC ainda não havia feito uma nova vistoria no aeroporto, que foi interditado por problemas na pista de pouso. Após as obras de reforma, no entanto, nenhum fiscal foi avaliar a liberação do local.


Ainda de acordo com o parlamentar, o fechamento do aeroporto está causando prejuízos a moradores e empresas de mineração que dependem do transporte aéreo do município. "A pista do aeroporto foi recuperada pelo Departamento de Estradas de Rodagens da Bahia - DERBA e encontra-se em plenas condições para o atendimento da população", afirmou o parlamentar.


O diretor propôs que seja enviada documentação comprovando o término das obras, além de fotos e vídeos para que possa liberar o aeroporto para uso em, no máximo, duas semanas após receber o relatório. O parlamentar se comprometeu em entrar em contato com o engenheiro André, do Derba, para solicitar que ele faça o levantamento dos dados. Amauri também afirmou que vai encaminhar todas as informações diretamente ao diretor Rubens para agilizar a questão.


Ainda de acordo com Amauri, servidores do Banco do Brasil, empresas de mineração e cidadãos que dependem do transporte aéreo e tem negócios em Jacobina estão utilizando o aeroporto do município de Piritiba. "Quanto tempo mais vão retardar o desenvolvimento da região? É necessário uma atitude imediata para não causar ainda mais prejuízos ao município", questionou.