Faleceu por volta das 9h de hoje o senhor Edvaldo de Carvalho Nilo, pai do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo. Prefeito de Antas, cidade da região Nordeste da Bahia, em três oportunidades ele tinha 92 anos e estava internado no hospital Espanhol há cerca de 20 dias. O sepultamento ocorrerá na manhã dessa terça-feira, às 11h, no cemitério municipal de Antas. O senhor Edvaldo de Carvalho Nilo deixou oito filhos, 13 netos e três bisnetos.
O clima na Assembleia Legislativa foi de solidariedade ao deputado Marcelo Nilo, seus familiares, e aos muitos amigos que o pai do parlamentar granjeou em sua longa e produtiva vida. Os deputados presentes manifestaram seus sentimentos tão logo souberam do acontecimento, pois o presidente da Casa estava na área do plenário quando foi informado do fato. Como o senhor Edvaldo Nilo estava internado desde a eclosão da greve da Polícia Militar, a maior parte dos presentes tinha conhecimento de seus problemas de saúde.
O falecimento foi comunicado ao Legislativo pelo deputado Álvaro Gomes (PC do B) e observado um minuto de silêncio. A manifestação direta do próprio deputado Marcelo Nilo, apesar do momento de dor e emoção, determinou a continuidade da sessão ordinária em que foram aprovados os requerimentos de urgência para os projetos de lei do Executivo que reajustam linearmente em 6,5% os salários do funcionalismo estadual e o que autoriza o pagamento escalonado as gratificações GAP 4 e 5 para os policiais militares baianos.
SOLIDARIEDADE
No curso da sessão plenária muitos parlamentares discursaram se solidarizando com o presidente Marcelo Nilo e seus familiares nesse momento de sofrimento e propuseram o encerramento dos trabalhos em memória do senhor Edvaldo. Os deputados Zé Neto (PT) e Reinaldo Braga (PR) anunciaram que os blocos do governo e da oposição apresentarão moções coletivas de pesar por conta do falecimento, bem como a bancada do PSD, liderada por Gildásio Penedo, outras legendas e deputados individualmente. Discursaram registrando a solidariedade para com os familiares do senhor Edvaldo de Carvalho Nilo os deputados Álvaro Gomes (PC do B), Yulo Oiticica (PT), Gildásio Penedo (PSD), Paulo Azi (DEM), Bruno Reis (PRP), Zé Neto (PT), Sandro Régis (PR), Mário Negromonte Júnior (PP) - entre outros.
Foi unânime a manifestação dos parlamentares em reconhecimento à solicitação do presidente da Assembleia em favor da continuidade dos trabalhos. O líder da bancada da maioria, deputado Zé Neto, destacou que "mesmo num momento de aflição e dor" Marcelo Nilo não deixou de olhar para a família baiana que obteve um sinal claro do parlamento em favor da serenização dos ânimos nesse pós-greve, com a aprovação dos requerimentos de urgência para os projetos em pauta. O deputado Paulo Azi chegou a lamentar que "a atitude honrosa do homem público que é Marcelo Nilo" fosse observada, pois considera que a maior manifestação de respeito seria de fato o encerramento dos trabalhos.
Em comunicação inadiável o deputado Mário Negromonte Júnior elogiou a postura do presidente da Casa e revelou que conhecia pessoalmente o senhor Edivaldo Nilo, amigo de sua família, de seu pai o deputado federal Mário Negromonte. Lembrou que ele era uma pessoa leal e afável. A principal base do parlamentar do PP é Paulo Afonso, cidade próxima a Antas. Reinaldo Braga que também conheceu pessoalmente o pai de Marcelo Nilo reforçou os elogios ao senhor Edvaldo que fará falta não só a seus familiares, mas a toda a sua região - permanecendo na memória de todos que o conheceram pela vida correta e honrada nos âmbitos público e privado.