vide
Câmara aprova todos os projetos incluindo aval da mobilidade do PAC para Metrô Paralela
Foto: LB
(Por Limiro Besnosik e redação)
(Matéria atualizada às 14h50min)
A Câmara de Vereadores de Salvador, por maioria, aprovou a LOUAS e "empreendou! dentro desta lei novie emendas do PDDU da Copa 2014. Como a Prefeitura não conseguiu derrubar a liminar da Justiça interposta pelo MP, esse foi o artifício encontrado para votar o PDDU da Copa
Há informes de que o PMDB estaria disposto a entrar na Justiça para reverter essa posição.
(Matéria atualizada às 13h39min)
A maioria dos vereadores votou o projeto de Lei da APCP (Áreas de Proteção C. do patrimônio) definindo oito novas áreas para uso de empreendimentos imobiliários e outros, em Salvador e nas ilhas de Loreto e dos Frades.
O projeto original estabelecia que as pessoas que frequentassem esses novos empreendimentos (hotéis, pousadas, resortes, etc) só poderiam usar a Baía de Todos os Santos de forma contemplativa, mas, colocou-se um adendo na lei (balizamento), que, no fundo vai permitir a pesca e outras atividades que, historicamente, servem de sobrevivência a população ribeirinha.
O PT se dividiu ao meio. Quatro vereadores, sob a liderança de Carballal (já sendo chamado de líder do prefeito) estão votando a favor dos projetos do executivo, alegando que a causa maior é a aprovação do aval para os recursos do PAC 2 que vão alimentar o Metrô da Paralela.
São estes os vereadores do PT que estão votando com o governo: Henrique Carballal. Alcindo da Anunciação, Geovani e Moisés. Três votaram contra: Vânia Galvão, Marta Rodrigues e Gilmar Santiago.
Agora, os vereadores vão votar a LOUAS.
(Matéria das 12h10min)
A Câmara de Vereadores de Salvador já aprovou nesta manhã tumultuada na Casa, o projeto de Lei que rediz o Poder do Conselho da Cidade, para apenas consultivo. A base da maioria entendeu por 29x5 votos que o poder real tem que se emanado da Câmara e dos vereadores que são eleitos pelo povo.
O PMDB fechou questão por decisão da Executiva deste partido em votar contra todos os projetos que tramitam na Casa nesta quinta-feira, a LOUAS e o aval para garantir os recursos da Mobilidade Urbana ao Metrô da Paralela.
Até às 11h30min, o detalhamento do projeto da Mobilidade Urbana não havia chegado á Casa e há um tumulto generalizado porque os vereadores da base do governo municipal não querem votar no "escuro". O clima é de incerteza em relação a esse projeto.
PUNIÇÃO A EVERALDO BISPO
O presidente do PMDB na Bahia, deputado Lúcio Vieira Lima, informa ao BJÁ por telefone que vai pedir a suspensão do mandato do vereador Everaldo Bispo, o qual votou a favor de redução de poder do Conselho da Cidade e se rebelou contra a orientação pardiária de fechar questão.
Segundo Lúcio, Everaldo foi pressionado pela direção partidária do PTN para votar dessa forma, senão seu filho, que é candidato a vereador, em 2012, não teria legenda por este partido.
Ainda segundo Lúcio, o PMDB ao fechar questão procura sinalizar à sociedade sua posição contra "essa imoralidade que está acontecendo na Casa Legislativa, de acordos em pé-de-escala, nas cafuas, tentando votar projetos a toque de caixa sem qualquer discussão", completou.