Política

PT REAFIRMA CANDIDATURA PELEGRINO COMO PRIORIDADE E SONHA COM UNIDADE

veja
| 28/12/2011 às 16:17
Pelegrino diz: "Meu coração é grande" e deixa em aberto recíproca de dar apoio
Foto: BJÁ
  Em almoço com os jornalistas das editorias políticas da imprensa de Salvador, nesta quarta-feira, 28, o deputado federal Nelson Pelegrino (PT), pré-candidato a prefeito da capital, deixou claro que pretende marchar com todas as forças integrantes da base do governador Wagner, na campanha de 2012, admintindo, no entanto, que embora seu coração seja grande, espera uma convergência de apoios ao seu nome e não o contrário.

  Pelegrino confessou que ficou desapontado com algumas declarações de integrantes da base do governo que o deixaram de fora no almoço que analisa uma chapa alternativa, à frente os pré-candidatos do PSB, PRB, PV, PCdoB, PTB, PDT, PPS, PSL e PR sobretudo no que diz respeito à falta de diálogo com o PT e uma provável postura anti-democrática à moda de ACM, que estaria sendo praticada pelo governador Wagner.

  "Isso não admito. Dizer que não estamos dialogando (o PT) não condiz com a realidade, pois, estamos fazendo isso de forma coletiva no fórum e até individualmente. Além do que, fazer comparativos do governador Wagner com ACM não tem o menor sentido. Wagner tem conduzido de forma democrática o processo político baiano desde que asssumiu o cargo", frisou.

   Pelegrino fez todo contorcionismo para escapar das perguntas quando o foco era o PT dar também o apoio na capital a candidato de outro partido preferindo, tanto ele quanto o presidente da legenda petista na Bahia, Jonas Paulo, desviar a atenção para candidaturas no interior. Jonas lembrou que a candidatura Pelegrino na capital, já expressa pelo presidente nacional do partido, Rui Falcão, é uma prioridade nacional. 

   Mas, nem ele; nem Pelegrino de viva voz dizem que estejam dispostos a apoiar uma candidatura de Alice Portugal (PCdoB) ou de Márcio Marinho (PRB). Segundo Jonas, Pelegrino está à frente dos demais (aqueles que estiveram no almoço da terça-feira, 27) e como a senadora Lídice da Mata (PSB) não é candidata, a lógica é que esses integrantes da base Wagner apoiem Pelegrino.

   Ainda de acordo com Pelegrino, segundo conversas que teve com a senadora Lídice da Mata esta "tem verbalizado que não é candidata"

   OPINIÕES

   Pelegrino tem algumas opiniões sobre o que pretende fazer com Salvador se for eleito. Veja algumas delas:

  1. Criar uma nova área para desenvolvimento da cidade na zona do Comércio da Cidade Baixa.

  2. Criar uma imobiliária municipal no Centro Histórico de Salvador para comprar e vender casarões usando benefícios da lei fiscal.

  3. Instalar UPAS 24 horas em todos distritos sanitários da capital e deixar o sistema de média e alta complexidade com o estado.

  4. Estadualizar o metrô e expandir até Cajazeiras. Na outra ponta, via RMS, até Camaçari.

  5. Implantar 140 creches.

  6. Fazer link permanente de ação com governo federal e estadual.

  7. Só transferir a Estação Rodoviária do Iguatemi se houver uma alternativa à população via metrô. É contra levar para a BR-324.

  8. Modificar o PDDU.

  9. Revisar todas as práticas gerenciais da Prefeitura.

  10. Pensar a cidade para 30 anos.