Política

CÂMARA DECIDE NA QUINTA PELA VOTAÇÃO DO TERMO DE ANUÊNCIA PARA METRÔ

VIDE
| 28/12/2011 às 22:00
Muita polêmica na Câmara dos Vereadores de Salvador
Foto: LB
  (Por Limiro Besnosik)

Numa sessão extraordinária, marcada para esta quinta-feira, 29, às 9h30min, os vereadores de Salvador tentarão resolver o impasse criado nos últimos dias para a votação das matérias de interesse do Executivo em tramitação na Câmara. O clima na Casa, se já não era bom neste final de ano, fechou de vez nesta quarta-feira, 28, até com boatos de renúncia ao cargo por parte do líder da bancada governista, Téo Senna (PTC).

O trabalhista cristão nega ter entregue a liderança. Classificou a notícia de "intriga da oposição" e disse ter sido surpreendido com os comentários, chegando a emitir nota sobre o assunto. Os colegas de plenário se mostraram reticentes, preferindo, em declarações públicas, dar crédito ao desmentido de Senna. As afirmações em contrário ficaram para os "offs".

Um dos poucos a confirmar a história foi Alcindo Anunciação (PT), apontando novamente a falta de rumos do pelotão situacionista por parte de Téo: "Ele não tem mais o controle da bancada e por isso entregou o cargo; depois, com a intervenção de João Leão, reviu a posição".

Paulo Câmara (PSDB) atribuiu a notícia ao "fogo amigo" dos próprios companheiros do líder governista: "Aproveitaram uma declaração dele na reunião e jogaram para os blogs".

Projetos em pauta

A reunião desta quinta deverá apreciar o termo de anuência, autorizando o Estado a abrir licitação para as obras do metrô na Avenida Paralela. Estarão em pauta também a Lei de Ordenamento do Uso do Solo (Lous) e o projeto da Área de Proteção Cultural e Paisagística (APCP).

Nesta quarta, 28, foram aprovados projetos não-polêmicos de autoria dos próprios edis e o do Executivo, este último permitindo a desafetação de área de aproximadamente 4.000 metros quadrados, no bairro do Imbuí, para o Grupo Espírita a Serviço do Amor (Gesa). Localizada no Conjunto Residencial Rio das Pedras, a área será utilizada para dar continuidade aos trabalhos sociais da instituição.


Ainda na esfera de matérias não polêmicas, o presidente da Câmara Pedro Godinho (PMDB) encaminhou a renovação do título de utilidade pública municipal para a Associação Comunitária Flor da Primavera, responsável por um significativo trabalho social no bairro do Uruguai.