No último sábado (17), o Diretório Municipal do PT formalizou na Câmara de Vereadores de Jacobina local a disponibilidade do nome do deputado federal Amauri Teixeira (PT/BA) de disputar as eleições de 2012 à prefeitura para os demais partidos do município.
Com a presença do presidente do PT da Bahia, Jonas Paulo, do líder do PT na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Yulo Oiticica e das deputadas Neusa Cadore e Maria Del Carmem, a pré-candidatura de Amauri também foi endossada pelos prefeitos de Quixabeira e Uibaí, respectivamente, Eliezer Costa e Pedro Rocha, que disseram que Amauri não é só o candidato de Jacobina, mas, de toda a região de Piemonte da Diamantina.
Segundo o presidente do PT da Bahia, Jonas Paulo, o nome do deputado federal Amauri Teixeira sintetiza bem a importância de vencer as eleições de 2012 em Jacobina.
O líder do PT na ALBA, deputado Yulo Oiticica, disse que não foi nenhuma surpresa Amauri ter sido escolhido o deputado revelação do Congresso Nacional. "Quem conhece Amauri sabe da sua capacidade de aglutinar, mas, principalmente, trabalhar em prol do povo. Por isso, não é nenhuma novidade o fato dele ter sido escolhido no primeiro ano como o deputado revelação da Câmara Federal", disse Yulo. O petista ainda disse que a sua vinda até Jacobina simboliza que irá participar cotidianamente a partir da candidatura de Amauri da vida da cidade, colocando o seu mandato a disposição dos cidadãos da cidade.
Já a deputada Neusa Cadore disse que "Jacobina é uma cidade pólo com quase 80 mil habitantes e grandes desafios como o baixo IDH, alta taxa de analfabetismo e muitos desafios para atender as demandas regionais", declarou. Para a deputada Maria Del Carmem, o nome de Amauri Teixeira reúne força política, mas, especialmente, capacidade administrativa de impulsionar o desenvolvimento de Jacobina e de toda a região.
Para o dirigente estadual do PT, Jutai Moraes, presente na Câmara de Vereadores, o nome de Amauri Teixeira corresponde ao que há de mais qualificado no PT do Brasil. "Jacobina tem a chance de ter um prefeito que conhece como poucos a máquina pública no Brasil e na Bahia. Talvez, nenhuma outra cidade no estado terá a sorte de Jacobina, porque, se tem alguém que não enrola e sabe onde o que fazer e como fazer para devolver ao povo de Jacobina a grandeza de outrora, este é Amauri Teixeira", disse Jutai.
Ninguém escreve ao coronel
Por fim, o deputado federal Amauri Teixeira encerrou o evento organizado pelo PT de Jacobina. Após não conter as lágrimas diante de todas referências dos aliados presentes, Amauri fez sérias críticas a atual administração, dando ênfase ao caráter coronelista da política perpetrada por uma prefeita que administra a cidade como se estivesse cuidando do quintal de casa.
"A população de Jacobina vai derrubar nas próximas eleições o último coronel da Bahia. E iremos fazer isso porque a vocação de Jacobina é liderar toda a região. Vamos repaginar a história política de Jacobina, colocando está cidade no centro das decisões da Bahia. Somos uma cidade pólo e não podemos ignorar que o desenvolvimento de Jacobina representa o crescimento de todos os demais municípios do entorno", defendeu Amauri.