Se não tem empacotador, que tal um desconto? O vereador Sabá (PRB) apresentou projeto na Câmara de Salvador para obrigar os supermercados da capital baiana a concederem desconto de até 5% aos clientes que embalarem suas próprias compras nos supermercados da capital baiana.
De acordo com a proposta, se o estabelecimento não providenciar funcionários para empacotar serão forçados a dar o abatimento para todas as compras acima de R$ 100, até o limite de 5%, a quem fizer o serviço que deveria ser da loja. Caso a empresa se recuse a cumprir a lei pagará multa de R$ 20 mil, por cada caixa, e em dobro se reincidente.
"Nosso projeto de lei visa dar agilidade ao atendimento ao cliente nos supermercados, evitando longas filas e o desrespeito aos consumidores", define Sabá. Para ele "a ausência de funcionários implica redução de custos às empresas; o setor tem desconsiderado a fidelização dos clientes pelo bom atendimento, e o fato de o próprio cliente ter que embalar suas mercadorias o leva a trabalhar sem remuneração para os supermercados".
Leo Kret quer fiscalização
Na mesma linha de defesa do consumidor, Leo Kret do Brasil (PR) denunciou em plenário a ausência de empacotadores nos supermercados. A edil pediu apoio dos colegas na assinatura de um ofício, a ser enviado à Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom).
Segundo ela, em atendimento aos vários pedidos da população soteropolitana para fiscalizar o cumprimento da lei resolveu solicitar ao órgão municipal uma fiscalização rigorosa da Lei nº 4984/95, que determina a presença dos empacotadores. O ofício, já com mais de 30 assinaturas, será encaminhado em breve.