Política

SSP VAI ANALISAR AUMENTO DE HOMICIDIOS NA BAHIA E CONFIA NO PACTO

vide
| 15/12/2011 às 11:19
 

O Secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, através da assessoria de comunicação, afirmou que o corpo técnico da SSP vai analisar a "5ª Edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública", antes de fazer qualquer pronunciamento sobre o estudo.

"Precisamos entender a metodologia aplicada para confecção do estudo", disse Barbosa, lembrando ainda que o Anuário será incorporado aos demais estudos, pesquisas e trabalhos acadêmicos que compõem o acervo da Secretaria. 


Pacto Pela Vida

O secretário informa ainda que o trabalho de combate ao crime na Bahia vem sendo realizado de forma diuturna, seguindo um planejamento estabelecido, o programa Pacto Pela Vida, e relembra que no primeiro semestre de 2011, houve uma queda de 16% dos homicídios na Bahia em relação ao mesmo período do ano anterior.

Ele destaca também a criação do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que tem o objetivo de aumentar o nível de resolução dos crimes contra a vida, e a contratação de sete mil policias nos últimos cinco anos, aquisição de viaturas e equipamentos. Além disso, o início de um processo de transparência dos dados policiais, com a publicação de boletins diários sobre as ocorrências da capital, Região Metropolitana de Salvador e restante do estado no site da secretaria (www.ssp.ba.gov.br).


"A Segurança Pública precisa ser entendida como um sistema, articulando as ações policiais com a Justiça, o Sistema Prisional, e toda uma rede de proteção social. Não é só ação de polícia, mas também de saúde, educação e qualificação profissional, por exemplo, assim vamos conseguir reduzir os índices de crimes", explicou Barbosa.