VIDE
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que é também presidente do Conselho Nacional de Política Energética, considerou importante o pedido do deputado federal Luiz Alberto (PT/BA), de o Ministério considerar apenas a parte terrestre da 8ª Rodada de Blocos de Petróleo e assinar contrato com as empresas ganhadoras ou de abrir nova rodada, só com os blocos terrestres de exploração de petróleo, em audiência requerida pelo parlamentar baiano na noite desta quarta-feira, 14 de dezembro, em Brasília.
Luiz Alberto explicou que a 8ª Rodada foi suspensa devido a questões ainda não definidas em relação ao pré-sal. Conduto, de acordo com o parlamentar, a exploração dos campos terrestres não poderia ficar interrompida, já que a atividade da camada pré-sal é no mar.
O ministro Edison Lobão informou que é necessário colocar na pauta da próxima reunião do CNPE a solicitação de anular da 8ª Rodada, para que assim se possa abrir uma nova rodada contemplando os blocos terrestres, não só da Bahia, mas em todos os estados.
"Está será uma medida muito importante, pois a Bahia poderá receber investimentos na ordem dos U$ 400 milhões (dólares) e a possibilidade de gerar 2 mil empregos no processo de prospecção", afirmou o deputado Luiz Alberto. Segundo o petista, a Bacia de Tucano, que contempla 10 municípios daquela região, é um dos blocos com grande potencial de produção no estado.