O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) divulgou nesta semana o ranking com os 10 parlamentares mais influentes de 2011. O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-SP) conquistou o primeiro lugar com 42 votos contra 37 do segundo colocado, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), que ocupa a posição pelo segundo ano consecutivo.
A lista dos 10 "cabeças" é composta apenas por líderes de partidos, tanto do governo quanto da oposição, seja na Câmara ou no Senado. Além disso, os dois principais partidos da base de sustentação do governo, em primeiro lugar o PMDB, com quatro parlamentares, e, em segundo, o PT, lideram o levantamento. O caráter regional também é evidente no ranking, com Sudeste e Nordeste na frente.
Além de Vaccarezza, outros políticos aparecem no ranking pelo segundo ano consecutivo. O presidente do Senado, senador José Sarney (PMDB-AP) recebeu 35 votos neste ano e ficou com a terceira posição. Em 2010 Sarney ficou em quarto lugar.
As posições seguintes são ocupadas pelo deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que no ano passado ficou em sétimo; senador Romero Jucá (PMDB-RR), que apareceu em quinto no ano passado; deputado ACM Neto (DEM-BA), que subiu uma posição; senador Renan Calheiros (PMDB-AL); senador Demóstenes Torres (DEM-GO); deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP) e deputado Paulo Teixeira (PT-SP).
Para desempatar, o Diap optou pela ordem alfabética. Assim, ACM Neto ficou em sexto e Renan Calheiros em sétimo, mesmo ambos terem recebido 22 votos. Caso o critério tivesse sido a idade ou mais tempo de Parlamento ou a Casa do Congresso, poderia ter havido uma inversão das posições. O mesmo ocorreu com os deputados Duarte Nogueira e Paulo Teixeira, que receberam 20 votos cada um.
A pesquisa do Diap é realizada anualmente. Neste ano, aos parlamentares ocorreu entre os dias 26 de outubro e 1º de dezembro, tendo votado 65 congressistas, sendo 43 deputados e 22 senadores. Cada um votou em 10 candidatos.
Os 22 mais votados
Com 15 votos, o senador Aécio Neves (PMDB-MG) encabeça o segundo grupo de parlamentares mais votados, que vai da 11ª até a 22ª posição. Os senadores Álvaro Dias (PSDB), Humberto Costa (PT) e José Pimentel (PT) vêm em seguida, empatados com 12 votos cada; o senador Francisco Dornelles (PP), com 11 votos; o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB) e o deputado Arlindo Chinaglia (PT), com 10 votos cada; o senador José Agripino (DEM) e o deputado Miro Teixeira (PDT), com nove votos cada; seguidos dos deputados Chico Alencar (PSol), Henrique Fontana (PT) e senador Walter Pinheiro (PT), com oito votos cada.