vide
No dia 23 de novembro, por volta das 15h30, a rádio Bahia Nordeste teve seu estúdio e suas dependências invadidas. No momento da invasão, a Rádio transmitia, ao vivo, o programa Ronda 950, apresentado pelo radialista Fábio Salvador. Na ocasião, Fábio entrevistava o vereador Daniel Luiz (PSDB).
Quando a entrevista já se dirigia ao fim, o presidente municipal do PSDB de Paulo Afonso, Adelmar Matorelli, sem pedir permissão à portaria, invadiu a recepção e subiu as escadas da rádio em direção ao estúdio (onde ocorria a entrevista), que também foi invadido. Chegando ao estúdio, o cidadão pediu, ao sonoplasta titular, de forma grosseira a fita da entrevista.
O sonoplasta que controlava a mesa disse que só poderia ceder a fita com autorização do superintendente da emissora ou com autorização judicial. Ao ter a fita negada, o cidadão teria começado a ameaçar o apresentador do programa com palavras de baixo calão, chegando a apontar o dedo na direção do mesmo e partindo para a agressão física.
O sonoplasta então abandonou a mesa e tentou acalmar o cidadão quando levou um empurrão do mesmo. As marcas da agressão ainda estão em seu braço.
O vereador entrevistado também interviu para tentar segurar o cidadão para que não se chegasse às vias de fato. Dois pedreiros que faziam reformas na rádio também viram o ocorrido e também se prontificaram a testemunhar. Funcionários de um posto de gasolina localizado em frente à rádio também relataram que viram o agressor saindo da rádio e fazendo ameaças à equipe.
A secretária que trabalha na rádio, ainda muito assustada, também relatou a forma como o rapaz invadiu o prédio da rádio sem nem avisar o que queria. Por meio dessa nota, a rádio Bahia Nordeste procura deixar público a mentalidade política no interior da Bahia que ainda busca calar a mídia através de ameaças e da força física.
O Brasil vive seu auge de democracia, mas esse auge parece ainda não ter chegado no interior nordestino. Pedimos o apoio da mídia no sentido de divulgar o ocorrido para que sirva de exemplo e estimule outras emissoras a denunciar caso tenham o mesmo problema.
Quando se troca o argumento pela força, a sociedade pode se encaminhar para momentos já vividos antes em nossa história e que não gostaríamos de viver de novo. É de causar estranheza que o PSDB, um partido que defende com unhas e dentes a democracia no país e que luta com todas as suas forças pela defesa da liberdade de expressão, possua em seu quadro um presidente municipal que tenta, através da força física, impedir a rádio de levar informação à população. (Redação: Bruno Brandão é jornalista da Rádio Bahia Nordeste )