VIDE
A Federação Única dos Petroleiros indicou aos sindicatos filiados (Sindipetros) o calendário para realização das assembleias que decidirão, entre outros temas, sobre a proposta da Petrobras, já avaliada pela FUP, para a assinatura do acordo 2011. Em muitos estados esse calendário começou nesta sábado (26); na Bahia o Sindipetro faz na segunda (28) reunião da sua Executiva onde fixa as datas.
A redação final da proposta da Petrobras tem 168 cláusulas e agora será submetida à avaliação dos trabalhadores nas assembléias. Entre outros pontos essenciais estão o reajuste de 10,71% - ganho real entre 2,5% e 3,25% , o maior obtido esse ano comparando com outras categorias como Bancárias e Correios - a reabertura do processo de repactuação da Petros, com o incentivo de R$15 mil aos que quiserem aderir e "gratificação contingente" no valor igual a 100% da remuneração normal, excluídas as parcelas de caráter eventual ou médias, ou R$6 mil.
Segundo o coordenador geral do Sindipetro Bahia, Paulo César Martin, receberão a "gratificação contingente" todos os petroleiros admitidos até 3182011; em caráter excepcional, a empresa paga também aos admitidos entre 192011 e 1492011. Paulo César ressalta que a proposta contempla avanços nas áreas da AMS e SMS, como a melhoria nos custeios de procedimentos, autorização para exames, melhorias nos reembolsos, ampliação da rede credenciada, benefício farmácia, reajuste nas tabelas dos benefícios educacionais e do programa jovem universitário, participação de dirigentes sindicais nas Cipas Offshore, com três embarques anuais em cada plataforma, acompanhamento nas comissões de acidentes e incidentes e exclusão do TFCA do GD.
Outra conquista é o pagamento do extraturno de 7 de setembro, que restabelece o pagamento de cinco feriados nacionais além da segunda-feira de carnaval e do meio dia da quarta-feira de cinzas. A proposta feita pela Petrobras, avaliada pela FUP e agora submetida ao crivo dos petroleiros nas assembleias, pode ser lida em sua íntegra no
http://www.sindipetroba.org.br/ (site provisório do sindicato).