Política

MORADORES DO ENGENHO VELHO DA FEDERAÇÃO RECEBEM PROJETO DE CIDADANIA

vide
| 26/11/2011 às 11:09

(Por Limiro Besnosik)

Educação ambiental (coleta de lixo e combate à poluição sonora) e para o trânsito, além de serviços como emissão de documentos serão oferecidos aos moradores do Engenho Velho da Federação neste sábado, 26. Trata-se do projeto "Engenho Velho em Ação", promovido pela Ouvidoria da Câmara de Salvador, em parceria com órgãos das administrações municipal e estadual.

A programação é mais um resultado do Encontro de Integração Comunitária, realizado em outubro no bairro, também pelo organismo da CMS. As atividades estão previstas para diversas vias, tendo como ponto de apoio a loja VRC Comercial de Gás, na Rua Apolinário Santana, principal artéria do bairro.


De acordo com a ouvidora-geral Olívia Santana (PCdoB) a ideia é "convocar a população a construir, junto com o poder público, as soluções para os problemas da comunidade".

Os documentos serão fornecidos pela Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Estão confirmadas ainda as presenças de prepostos da Coordenadoria de Defesa Civil de Salvador (Codesal) e Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom).


Concursados pressionam


Foi Olívia Santana quem entrou em campo também para mediar a pressão das pessoas aprovadas no último concurso realizado pela Câmara, em maio deste ano. Uma manifestação foi realizada na tarde dessa quinta-feira, 24, em frente à casa legislativa, e uma comissão de representantes foi recebida pela vereadora. Os concursados reclamam da demora no chamado dos selecionados, cujas nomeações que até agora não aconteceram.


Olívia esteve acompanhada pelo procurador-jurídico da Casa, Antônio Alberto Balazeiro, que justificou o atraso em função da existência de três mandatos de segurança, motivados pelo questionamento da validade da classificação. Os impetrantes querem reavaliar a seleção e isso atravanca a convocação geral.


Para solucionar o impasse a comunista sugeriu realizar uma reunião entre lideranças do movimento e a mesa diretora da CMS, no início da próxima semana, para calcular o tempo necessário para os concursados ocupar efetivamente seus cargos. Defendeu também, a avaliação, junto ao setor jurídico, até onde os mandatos de segurança podem inviabilizar esta convocação.


O concurso da CMS aconteceu em 1º de maio e teve seu resultado homologado em agosto. Foi fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2009 pelo então presidente da Câmara, Alan Sanches, com o Ministério Público do Estado da Bahia. O compromisso objetivava, entre outros pontos, substituir parte dos 814 servidores comissionados. Nada disso, até o momento, aconteceu.