Política

VEREADORA PROPÕE CARTAZES SOBRE PROIBIÇÃO DE CELULARES NAS ESCOLAS

vide
| 25/11/2011 às 21:28

(Por Limiro Besnosik)

  A tarefa dos professores em proibir o uso do telefone celular nas salas de aula das escolas de Salvador pode ficar mais fácil... ou não. A vereadora Andréa Mendonça (PV) apresentou projeto de lei na Câmara Municipal propondo a colocação de cartazes informando a proibição, já prevista em lei, de utilizar esses aparelhos durante as aulas nos estabelecimentos de ensino públicos e privados no Município.

Para a edil verde os docentes têm encontrado dificuldade para impor limites  na utilização de telefones celulares pelos estudantes, pois essa tecnologia vem interferindo diretamente no aproveitamento do alunado. A legislação vigente vai mais além: veda também o funcionamento de Ipods, mp3 e similares, agendas eletrônicas e máquina fotográficas, tanto nos espaços das aulas quanto em bibliotecas e espaços destinados ao estudo. Isso vale para alunos e professores, salvo com autorização do estabelecimento de ensino e para fins pedagógicos.


Segundo Andréa, o objetivo da lei é evitar a distração e o desrespeito ao professor durante a aula, assim como evitar o uso das câmeras fotográfica dos celulares para registrar cenas de violência nas escolas. A questão a saber é: se os alunos não respeitam os pedidos e determinações dos mestres levarão a sério os cartazes colocados nas paredes?