(Por Limiro Besnosik)
A falta de local apropriado para a exibição de produtos alimentícios para diabéticos e portadores de intolerância à lactose e doença celíaca no comércio de Salvador será debatida nesta sexta-feira, 25, a partir das 9 horas, pela Câmara de Vereadores, no auditório do anexo Bahia Center, na Rua Rui Barbosa.
A audiência pública é uma iniciativa do presidente da Comissão de Transporte, Trânsito e Serviços Municipais da Câmara Municipal, Jorge Jambeiro (PP), médico, autor de um projeto de lei estabelecendo a obrigatoriedade de supermercados, hipermercados e estabelecimentos similares (com mais de cinco caixas registradoras) para acomodar, em espaço único, itens recomentados para essas doenças.
O edil justifica sua proposta por possibilitar maior facilidade na consulta e aquisição desses artigos. "O projeto pretende sanar o prejuízo à saúde dos consumidores, que não podem ficar à mercê da falta de informação. Com a lei eles terão as indicações necessárias ao entrar e saberão logo se a loja fornece os alimentos", explica Jambeiro.
A audiência pública contará também com as participações da gastropediatra Kátia Baptista; da nutricionista Fernanda Dória e da presidente da Associação Baiana de Pais e Amigos de Crianças com Alergia Alimentar (Abapaa), Bianca Gouveia. Foram convidados, ainda, autoridades estaduais e municipais, além de portadores de restrições alimentares.