Após a Bahia ter sido eleita pelo Portal Terra Networks Brasil como um dos 50 destinos turísticos mundiais imperdíveis para se visitar em 2012, o líder do PT, deputado estadual Yulo Oiticica não conseguiu conter o regozijo de devolver na mesma moeda as críticas destiladas pela oposição contra o secretário de Turismo, Domingos Leonelli.
"A oposição, especialmente, o DEM, perdeu as eleições e perdeu os cabelos de tanta raiva do nosso governo, que distribuiu renda e gerou mais empregos, sem deixar de preservar e promover a imagem da Bahia para o mundo", provoca Yulo, numa alusão ao reduzido número de prefeituras e mandatos legislativos do DEM no estado, bem como, um recado ao ex-deputado José Carlos Aleluia.
Em plenário nesta tarde, o líder petista anunciou a lista divulgada pela revista especializada em turismo internacional, que coloca a Bahia como o segundo destino brasileiro mais bem colocado, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro (8ª posição), e superando o Pantanal (31ª) e Fernando de Noronha (34ª). Já na lista mundial, liderada pela Jordânia, a Bahia foi colocada na 12ª posição, à frente de destinos como Paris (14ª), Las Vegas (20ª) e até Nova York (28ª).
Para Yulo, é cabal apontar o quanto fez mal aos baianos e a imagem da Bahia as maracutaias orquestradas pelos caciques de outrora. "Para quem esqueceu dos R$ 101 milhões desviados pela Bahiatursa, vale a pena recordar que R$ 48,1 milhões desses foram depositados nas contas de uma agência de publicidade, muita ligada a um famigerado clã baiano. O duto percorria um trajeto nebuloso, que incluía governo e ONG pouco ortodoxa", revelou o petista.
O petista ainda destacou o número de novos vôos internacionais para Buenos Aires, Lisboa, Miami, Madri e Paris. "As portas para o velho mundo sem conexões para os baianos, que hoje não apenas recepcionam mais e mais turistas estrangeiros, mas, também realizam mais e mais negócios e viagens internacionais, como nunca antes na história deste estado", pontuou Yulo, que completou: "Hoje, somos o quinto estado mais visitado do mercado de turismo brasileiro e o primeiro do Nordeste", defendeu Yulo.
Para o petista, a Bahia hoje não apenas faz parte da rota do turismo de entretenimento no mundo, mas, dos grandes eventos internacionais, como o Afro XXI, a Copa das Confederações, a Stock Car e de negócios.