Ocorreu na manhã de ontem, na sala Jadiel Matos, nas dependências da Assembleia Legislativa, a 24ª reunião ordinária da Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação. Presidida pelo deputado João Bonfim (PDT) e com a presença de parlamentares membros do colegiado, teve como ordem do dia a discussão com relação ao domínio do distrito de São José do Colônia, se é do município de Itambé ou Caatiba.
De acordo com o presidente, São José do Colônia pertencia historicamente ao município de Itambé. Há alguns meses, a posse do povoado passou a Caatiba, sendo até mesmo a população local considerada como caatibense pelo recenseamento de 2010 do IBGE. Diante do impasse que envolve desde os interesses das prefeituras à divisão da opinião pública sobre qual município o território deve pertencer. E com o auxílio de trabalho técnico desenvolvido pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI), órgão ligado à Secretaria de Planejamento da Bahia, a questão chegou à Assembleia para uma resolução. "Meu entendimento é que deve ser feito o melhor para a população. Sabemos que há prejuízo para o município quando se perde um povoado. Mas a prioridade é o benefício aos habitantes da localidade", afirmou o deputado Coronel Gilberto Santana (PTN).
Com os votos a favor da subordinação do distrito de São José ao município de Caatiba, externados pelos deputados Luciano Simões (PMDB) e Joseildo Ramos (PT), a comissão aprovou, por unanimidade. Mesmo sem poder de voto, por não pertencer ao colegiado, o deputado Rosemberg Pinto (PT) também posicionou-se por Caatiba. Assim, o próximo passo da comissão será encaminhar o projeto de lei do território de identidade de Itapetinga com a decisão de que o distrito de São José do Colônia pertença a Caatiba, para votação no plenário da Casa. E apenas após aprovação dos deputados e sanção do governador, esta decisão poderá ser considerada definitiva.