Política

EDUCADORA ANA CÉLIA SILVA RECEBE MEDALHA ZUMBI DOS PALMARES NA TERÇA

vide
| 21/11/2011 às 16:12

Na próxima terça-feira (22), em solenidade na Câmara Municipal de Salvador, às 19h, a vereadora Olívia Santana concede Medalha Zumbi dos Palmares à educadora Ana Célia da Silva. A docente adjunta do Departamento de Educação e do Mestrado em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) receberá a homenagem por sua expressiva contribuição à valorização do negro na educação e por encabeçar uma luta firme e destemida contra o racismo e a intolerância religiosa. A honraria é o símbolo da força e a saga do movimento negro brasileiro.

Com vasta experiência em educação, Ana Célia é dona de um currículo profissional invejável. Sua atuação acadêmica iniciou-se em 1968, após a graduação em Pedagogia na Universidade Federal da Bahia. Dez anos depois, em 1978, militou na concretização da fundação do Movimento Negro Unificado (MNU). Já em 1986, especializou-se em Estudos Africanos no Centro de Estudos Afro-orientais da UFBA.
 

Enquanto doutora e pesquisadora, seus estudos, durante todo este período, foram embasados por temas relacionados à educação étnico-racial, representação social dos afrodescendentes, desconstrução e estereótipos dos negros nos livros didáticos de Língua Portuguesa, em séries escolares iniciais.

Em 2008, a homenageada, que é membro titular do Conselho Estadual de Cultura, promoveu o seminário ''O negro na mídia televisiva - Joel Zito Araújo e ''A discriminação racial e de gênero na educação''. A trajetória marcante de Ana Célia rendeu-lhe ainda a autoria dos livros ''A Representação Social do Negro no Livro Didático: O que mudou? Por que mudou?'' recentemente lançado e ''A Discriminação do Negro no Livro Didático e Desconstruindo a Discriminação do Negro no Livro Didático", da editora Edufba, que dão continuidade ao trabalho desenvolvido sobre questão racial e educação e tratam de temas desconstrutores da discriminação, subordinação e exclusão do outro.

Para participar da mesa em homenagem à militante, estarão presentes, além da vereadora Olívia Santana, Vovô do Ilê Ayê, Elias Sampaio, titular da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Luíza Bairros, ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), além de representantes da União de Negros pela Igualdade (UNEGRO), Movimento Negro Unificado (MNU). Entre os convidados da solenidade, estão diversas entidades relacionadas ao movimento negro na Bahia, bem como terreiros de matriz africana.

A medalha Zumbi dos Palmares é outorgada a pessoas, grupos ou entidades que se destacam em diversos âmbitos da sociedade, na luta pelo combate à prática do racismo e a favor da cultura afro-brasileira.