Política

ATRIZ CATARINESE NEUZA BORGES VAI RECEBER O TÍTULO DE CIDADÃ BAIANA

vide
| 21/11/2011 às 16:14

O Legislativo estadual concede, às 15 horas desta quinta-feira (24), o título de cidadã baiana à atriz catarinense Neuza Borges, que interpreta a personagem Maria da novela "A Vida da Gente", da TV Globo. A iniciativa é do deputado estadual Bira Corôa (PT-BA), que escolheu fazer a homenagem na Sessão Especial dedicada ao Dia da Consciência Negra, comemorado 20 de novembro.


Segundo o parlamentar, que preside a Comissão de Promoção da Igualdade na Assembleia Legislativa da Bahia, "o 20 de Novembro e a luta da Bahia negra ganham mais força ao homenagear uma atriz que se destaca como militante pela igualdade racial no Brasil, denunciando a discriminação sofrida por atrizes negras na televisão brasileira".


Neusa Borges disse estar mais gratificada ainda porque a Sessão também reverencia um dos maiores ativistas pela valorização da cultura negra no País - o intelectual, ator e político Abdias do Nascimento, que faleceu em maio desse ano. "Um amigo querido", resume a atriz.


Para Bira Corôa, prestar um tributo a dois ícones da luta negra na Sessão Especial valoriza, a partir da trajetória de ambos, "o exemplo e a história que queremos fortalecer na sociedade brasileira". Na solenidade, a programação inclui a apresentação da cantora Márcia Short, da dançarina Negra Jhô e do poeta Ivanildo Antonio.


Neusa Borges

Aos 72 anos e 35 anos de carreira, Neusa Borges é um dos grandes ícones negros da dramaturgia brasileira. Antes de estrear na televisão - na telenovela "Venha ver o sol na estrada", com Márcia de Windsor, na TV Record -foi crooner de orquestra em casas noturnas de São Paulo. Também passou pela extinta TV Tupi e hoje, global, coleciona prêmios por sua atuação no Cinema e em tramas de sucesso na TV, como "Escrava Isaura", "Dancin' Days" e "A Indomada".