Política

WAGNER DEFENDE MAIS ROYALTIES PETRÓLEO PARA MUNICÍPIOS COM MENOR IDH

vide
| 10/11/2011 às 18:04
Governador Wagner participa da reunião do Conselho Deliberativo da Sudene
Foto: DIV
O governador Jaques Wagner defendeu nesta quinta-feira (10), em Recife, durante a reunião do Conselho Deliberativo da Sudene, a divisão dos royalties do petróleo na medida inversamente proporcional ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos estados e municípios.

Ou seja, quanto menor o índice de um estado e município, maior a fatia a receber de royalties resultantes da extração do petróleo do pré-sal. O IDH é um dado utilizado pela ONU para analisar a qualidade de vida de uma determinada população, com base em educação, renda e saúde.

Wagner participou da 13ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo (Condel) da Sudene, no edifício-sede da autarquia, em Recife (PE), para tratar de assuntos de interesse da região.

Durante o encontro, foram discutidas as diretrizes e prioridades dos Fundos Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) para 2012, além da discussão de novas regras que facilitem a captação de recursos pelo mesmo. O encontro do Condel faz parte de um movimento conduzido pelos governadores em torno do fortalecimento da Sudene.