vide
O italiano Sinvano Ragno recebe título de cidadão baiano proposta de Euclides Fernandes
Foto: PMF
Em uma sessão bastante concorrida na Assembleia Legislativa da Bahia, com galerias e plenário lotados, o engenheiro industrial Silvano Ragno foi homenageado com o Título de Cidadão Baiano. A presença de uma "multidão de amigos", como destacou o proponente e deputado Euclides Fernandes (PDT), demostrou o reconhecimento e carinho ao homenageado, que tem uma longa história de dedicação e trabalho em prol do desenvolvimento e modernização da Bahia.
Durante o discurso, o pedetista não poupou elogios à "conduta pessoal ilibada" de Ragno e lembrou que a aprovação, por unanimidade, em votação secreta, mostra o prestígio do novo cidadão baiano independente do partido político.
"O histórico de vida pública de Silvano Ragno, na busca pela redução das desigualdades sociais nos municípios baianos e luta pela melhoria da qualidade de vida da população mais carente, foi reconhecido nesta homenagem que contou com vários setores da sociedade baiana", destaca o parlamentar. Nos mais de 40 anos de trabalho na Bahia, Silvano Ragno demostra orgulho em conhecer "com propriedade" todos os municípios do estado e de ter contribuído com a interiorização dos serviços de telefonia fixa e móvel na Bahia.
O Título de Cidadão Baiano foi entregue, sob muitos aplausos, por familiares de Ragno e pelo presidente da Assembleia, deputado Marcelo Nilo. "A Assembleia acerta em conceder esta homenagem e reconhece a contribuição de Silvano Ragno para o estado", destaca o parlamentar.
TRAJETÓRIA
Silvano Ragno nasceu na Itália e chegou ao Brasil em 1967 para trabalhar na Rio Light, empresa de energia do Rio de Janeiro. Dedicado e competente, foi convidado para vir trabalhar na Companhia de Energia Elétrica da Bahia (Ceeb), empresa de energia elétrica que atuava apenas no recôncavo baiano e que foi posteriormente encampada pela Coelba. Fez da Bahia sua casa e aqui constituiu família.
"Ao chegar em terras baianas, fiquei encantado com a hospitalidade, carinho e cultura dos baianos; povo alegre, inteligente e, sobretudo trabalhador", diz o homenageado. Hoje tem três filhas e seis netos, todos nascidos na Bahia. Adotou a Bahia também no trabalho e coração, dedicando-se a melhoria da qualidade de vida das comunidades mais pobres e lutando para levar serviços essenciais para os municípios baianos, sobretudo aqueles mais carentes.
No governo do Estado desde 1991, Ragno é conhecido pelo profissionalismo e conduta ética. Exerceu diversas funções, entre elas, trabalhou por dois anos na Cerb onde coordenou o programa Luz no Campo, que levou energia elétrica a mais de 160.000 residências no meio rural da Bahia. Atualmente, ocupa o cargo de superintendente de Energia e Comunicações, onde além de outros programas, é responsável pela coordenação do Luz para Todos, que já levou energia elétrica a 450.000 residências no meio rural da Bahia.
"Pessoa muito querida e respeitada que tem o objetivo de servir o estado com muitos serviços prestados. Tem assiduidade e é cumpridor das obrigações. Um bom servidor", destacou o secretário de Infraestrutura e vice-governador Otto Alencar. Reconhecendo a contribuição de Silvano Ragno para o desenvolvimento dos municípios baianos e serviços prestados ao povo mais carente do estado, deputados, prefeitos, secretários de estado, antigos e atuais colegas de trabalho, empresários e familiares aplaudiram, de pé, a entrega do título ao novo baiano.