Depois das ações de pacificação nos bairros do Calabar e Nordeste de Amaralina, chegou a vez da comunidade de Portão, no município de Lauro de Freitas (RMS), reduzir os índices de criminalidade com a implantação de uma Base Comunitária de Segurança (BCS). A indicação ao governo do estado é do deputado estadual Marcelino Galo (PT), que acredita que "a convivência pacífica em localidades identificadas como ‘críticas' se dá por meio da repressão qualificada, garantindo segurança à população e eliminando a sensação de impunidade que hoje assola a capital baiana e regiões vizinhas".
"Os princípios básicos de cidadania não existem por força do tráfico de drogas. A comunidade de Vila Nova de Portão vem sofrendo com o domínio dos traficantes e com a brutalidade dos crimes que se repetem todos os dias", afirma o parlamentar petista.
Mais informações
A base comunitária de segurança é um equipamento de policiamento comunitário que visa congregar e atender a comunidade local, integrando as demais atividades praticadas pela corporação, pela comunidade e demais órgãos públicos com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da comunidade local. "O direito de ir e vir dos cidadãos fica comprometido em razão da violência e do tráfico de drogas, vamos combater a criminalidade e evitar que os moradores dessas comunidades vejam seus filhos mortos ou condenados por crimes relacionados", completa Galo.