O deputado Paulo Azi (DEM ) fez um alerta durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa da Bahia desta segunda-feira, 31, pedindo aos colegas parlamentares mais cuidado na votação e aprovação de projetos que mexam com a vida de milhares de baianos, a exemplo da nova lei de organização judicial que acabou permitindo ao Tribunal de Justiça fechar 50 comarcas no interior da Bahia. Paulo Azi lembrou que em 2007, quando a Lei foi votada, ele alertou para o fato de um projeto daquela envergadura ser votado sem que os parlamentares tivessem ao menos conhecimento prévio do parecer do relator, deputado Álvaro Gomes.
"Sei que não foi por falta de zelo do relator, mas infelizmente esta Casa aprovou uma Lei que permite ao TJ fechar as comarcas", disse Azi, informando que um artigo que passou despercebido ao relator e aos demais deputados, dá ao TJ a permissão de agrupar comarcas. " Foi apegado a esse artigo que o TJ tomou essa decisão de fechar 50 comarcas", reforçou Azi, aproveitando para criticar o "arrocho" que segundo ele o governo vem impondo aos poderes Legislativo e Judiciário.
"O TJ vive hoje uma situação financeira delicada, aliás, a exemplo desse Poder (o Legislativo) e por isso foi obrigado a decidir pelo fechamento das comarcas, prejudicando milhares de cidadãos. O democrata prestou sua solidariedade a todos os municípios afetados com a medida e disse que espera que isso sirva de alerta para que os parlamentares sejam mais criteriosos na discussão e avaliação das matérias, evitando que a votação ocorra "na urgência, no açodamento", gerando prejuízos à população.