Política

ASSEMBLEIA DESMEMBRA COMISSÃO DO PORTO SUL PARA ATENDER PSD DE OTTO

vide
| 31/10/2011 às 20:23
Presidente da ALBA e lideres se reuniram várias vezes durante à tarde até o consenso
Foto: BJÁ
  Aparentemente os impasses estão resolvidos e as comissões temáticas da Assembleia Legislativa devem ser instaladas nesta terça-feira, 1 novembro, após um acordo de lideranças depois de muitas reuniões e discussões acaloradas no plenário. A deputada Ivana Bastos, PSD, se insurgiu contra a possibilidade de ser mantida na presidência da Comissão Extra do Porto Sul e como está foi desmembrada, praticamente exigiu a presidência da Comissão Extra da Ferrovia Oeste-Leste, FIOL. Conseguiu.

  A oposição ficará com as comissões de Infraestrutura, que deve ser presidida pelo deputado estadual Tom Araújo (DEM), Direito do Consumidor, com o deputado Pedro Tavares (PMDB) e Meio Ambiente, cujo atual presidente Adolfo Viana (PSDB) deve permanecer. Os oposicionistas conseguiram ainda a Comissão Especial do Porto Sul, na qual o presidente deve ser o deputado Augusto Castro (PSDB) no lugar de Ivana Bastos.

  A bancada do governo ficou com a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que deve permanecer sendo presidida pelo deputado Paulo Rangel (PT), Finanças, que deverá ser ocupada pelo deputado Adolfo Menezes, Educação, que será mantida sob a presidência de deputada Kelly Magalhães (PCdoB), representando a bancada PDT/ PCdoB, Saúde e Saneamento, cujo atual presidente José de Arimatéia (PRB) ficará na função, Segurança Pública e Direitos Humanos, que será presidida pelo deputado estadual Temóteo Brito (PSD), Agricultura, cujo presidente será o deputado Luiz Augusto (PP) e Mulher, que continuará sendo presidida pela deputada Luiza Maia (PT).

  O deputado Carlos Geilson (PTN) diz que, felizmente, o acordo está feito embora "a base do governo e PT quizessem ficar com tudo". Para a deputada Maria Luiza (PT), a presidência da Comissão da Mulher foi oferecida a deputada Graça Pimenta, mas, a parlamentar entendeu que era melhor ficar como estava, com o PT, da qual "sou a presidente".