Foi aberta nesta sexta-feira (28), com a presença do governador Jaques Wagner e do ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, a II Conferência Estadual de Juventude. Cerca de dois mil jovens de quase todos os municípios baianos participam até domingo do evento que tem organização da Secretaria de Relações Institucionais (SERIN).
O Secretário da SERIN, Cézar Lisboa, participou da mesa de abertura e ressaltou a diversidade dos jovens participantes da Conferência. "Essa é a mostra mais representativa da juventude baiana. Diversa de gênero, de raça, de condição social, econômica e de sexualidade", avaliou Cézar Lisboa.
O que permitiu essa representação foram as mais de 300 conferências municipais e territoriais realizadas durante o ano, com a mobilização de que quase 60 mil jovens. Durante os três dias, os representantes dos 26 Territórios de Identidade do estado discutem propostas para o texto da Conferência Nacional, que acontece em Brasília no mês de Dezembro, e ajustam programas de políticas públicas de juventude como o Trilha, Jovens Baianos, Juventude Cidadã e Pró-jovem.
A expectativa dos jovens baianos está também voltada para a Assembléia Legislativa que deve votar na próxima semana o Plano Estadual de Juventude, elaborado na I Conferência Estadual, em 2008. O governador aguarda a aprovação para sancionar o projeto que vai orientar as ações de governo.
Wagner sugeriu que a juventude faça um debate acalorado, com a cabeça sempre sonhando, mas com o pé no chão da realidade e, passo a passo, conquistar os seus direitos. "Quem quer democracia tem que querer política. E se ela está ruim é a juventude que deve lutar para melhorar a política do Brasil", conclamou. O governador lembrou que programas estaduais e federais já promovem transformações significativas como a alfabetização através do TOPA, e qualificação profissional pelo PRONATEC, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.
A Conferência segue neste sábado e no domingo com discussões temáticas e a elaboração do texto final que seguirá para Brasília.