Política

COMISSÕES TÉCNICAS DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA AINDA SEM DEFINIÇÕES

vide
| 26/10/2011 às 09:00
Líder da Maioria, dep Zé Neto (PT), já apresentou lista à Mesa
Foto: BJÁ

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Zé Neto (PT), apresentou ontem a lista com os nomes dos representantes de sua bancada para compor as comissões técnicas da Casa.
 
A indicação dos novos componentes é fundamental para a instalação dos colegiados, dissolvidos no último dia 14 pelo presidente Marcelo Nilo (PDT), em função da alteração da correlação de forças entre os partidos, com a criação do PSD, com 12 deputados. Por outro lado, os dois deputados do PSC passam a ingressar o bloco de oposição.

Até o início da noite de ontem, várias reuniões foram realizadas não só dentro das próprias bancadas para a definição da participação dos deputados por legenda, mas entre governistas e oposicionistas para definir quem vai presidir os colegiados. Regimentalmente, a bancada da maioria tem direito a 2/3 das comissões, cabendo 1/3 para a minoria. Mas os oposicionistas pretendem uma comissão de maior peso político.


"Temos direito à terceira e à sexta escolha", argumentava Bruno Reis (PRP). Em função deste desacordo, o líder oposicionista, Reinaldo Braga (PR), resolveu postergar a indicação dos três representantes de sua bancada em cada colegiado.
 
Segundo ele, há necessidade também definir alguns componentes. Regimentalmente, os líderes têm o prazo de três sessões ordinárias, a partir da dissolução das comissões, para indicar novos nomes.

Enquanto as comissões técnicas não forem constituidas os trabalhos de análises de projetos e votações estão paralisados.