vide
Assembléia Legislativa da Bahia realiza, amanhã 27 de Outubro (quinta-feira), Audiência Pública, às 15 horas, para discutir as ações do "Outubro Rosa", movimento que representa a luta contra o câncer de mama. Para reforçar o evento, o prédio da AL recebeu iluminação especial na cor rosa, numa parceria com a Coelba.
O evento foi proposto pelo deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) que contou com a parceria da Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia, que é presidida pela deputada Luiza Maia. Entre os convidados, presenças confirmadas da prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, a presidente das Voluntárias Sociais, Fátima Mendonça, o secretário estadual de Saúde, Jorge Sola, a secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Vera Lucia Barbosa, a presidente do American Câncer Society, Adriana Bacc e a atriz Tânia Toko.
A audiência é fruto de uma parceria entre o deputado e o Núcleo Assistencial às Pessoas com Câncer (Naspec) e tem como principal objetivo expandir o debate sobre a importância da realização do exame de mamografia. A descoberta precoce do câncer de mama aumenta as chances de cura em 95%. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres.
A iluminação do prédio da AL com a cor rosa tem um significado especial. A idéia vem se repetindo em vários lugares do mundo, sempre utilizando prédios e monumentos públicos. É uma forma prática para que o ‘Outubro Rosa' tenha uma visibilidade maior, chamando a atenção de toda a população. "Essa ação será de extrema importância para a Bahia. Precisamos ter noção da dimensão do problema que é o câncer de mama para pensarmos formas de melhorar e garantir o atendimento às mulheres", disse o deputado.