Cerca de 150 convidados, entre estudantes e professores, são esperados na Faculdade de Educação da UFBA, nesta quarta-feira (26), às 14h, para debater o projeto que estabelece cotas no serviço público estadual.
Autor do projeto em parceria com Bira Corôa (PT), o deputado Joseildo Ramos (PT) foi convidado para ministrar palestra sobre o tema. A iniciativa é dos residentes universitários e faz parte do projeto " Curto Circuito de Artes, Ciências e Humanidades".
O colóquio quer discutir diagnósticos e perspectivas do mercado de trabalho no Brasil nos próximos anos. O deputado vai defender a política de ações afirmativas no evento, experiência em execução na UFBA, e contar do apoio do governo na aprovação do projeto.
O PL reserva 20% das vagas oferecidas em concursos públicos do estado para negros e índios. Para cargos cuja escolaridade exigida para provimento seja de nível superior ou médio, o candidato também deverá ter cursado o ensino fundamental e médio, integralmente, na rede pública de ensino. A medida foi incorporada ao projeto a partir de uma sugestão enviada ao site do deputado por um internauta e estudante de direito da UFBA. Além de determinar o sistema de cotas na aplicação dos concursos públicos para provimento de cargos efetivos, o projeto prevê ainda que a mesma regra seja aplicada aos processos seletivos simplificados para contratações temporárias