Política

ACOMPANHE ENTREVISTA PRESIDENTE PCdoB CONQUISTA NO BLOG DO ANDERSON

Entrevista ao Blog do Anderson
| 15/10/2011 às 16:00
: Glauco Diaz / Blog do Anderson

"Não há rompimento", afirmou Marcos Andrade, presidente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em entrevista ao Blog do Anderson na noite dessa sexta-feira (14). Motivado pela pontuação do deputado Fabrício em pesquisas, Marcão, como é conhecido o presidente, acredita que chegou a hora do PCdoB disputar o cargo mais importante de Vitória da Conquista, e espera contar com o apoio do Partido dos Trabalhadores, caso o pré-candidato comunista esteja no segundo turno das eleições municipais de 2012.

Blog do Anderson: Após dezenove anos está rompida a aliança entre o PCdoB e PT em Vitória da Conquista?

Marcos Andrade: Não há rompimento, na verdade o PCdoB está lançado uma candidatura dentro do campo de Wagner e de Dilma. Da nossa parte não há rompimento, o que há na verdade é um direito legitimo do PCdoB participar do projeto e buscar alternância da direção do projeto.


Blog do Anderson: De acordo com o secretário Edwaldo Alves, pelo PCdoB pertencer à Frente Conquista Popular (bloco entre o PCdoB, PT, PV e PSB) saírem duas candidaturas, no caso o PT e o PCdoB seria um rompimento. E agora?

Marcos Andrade: Em uma eleição de dois turnos a característica principal é que tenha várias candidaturas que se afunilam no segundo turno. Portanto, infelizmente o PT trabalha numa lógica numa hegemonia da ala petista e os outros partidos tem que ficar reboques do PT e nós não aceitamos isso. Nós temos uma pré-candidatura, não rompemos com o projeto, nosso vereador (Hudson Castro) vai continuar na base do governo. Nós somos coautores desse projeto, e não vejo nenhum problema e fazer parte desse governo e ter candidatura própria para que um momento lá na frente, pois as decisões só vão acontecer em junho. Portanto daqui até lá, muita agua pode passar por debaixo da ponte.


Blog do Anderson: E os cargos municipais?

Marcos Andrade: Os cargos pertencem ao prefeito, e a qualquer momento ele pode nomear e exonerar. Se houver o rompimento a responsabilidade é do PT não nossa, e se o prefeito quiser ele vai pedir os cargos.

Blog do Anderson: Já está preparado para entregar os cargos?

Marcos Andrade: Sempre estive preparado, desde o começo. Na hora que o prefeito pedir automaticamente nós seremos exonerados, mas a responsabilidade é do prefeito.


Blog do Anderson: Para o secretário Edwaldo Alves, o PT não precisará do apoio Comunista em um eventual segundo turno em 2012. Isso porque, para ele, Guilherme será reeleito ainda no primeiro turno. Como o senhor observa essa afirmação?

Marcos Andrade: Infelizmente nenhum de nós temos bola de cristal para saber o que vai acontecer no primeiro ou segundo turno. Tudo pode acontecer, inclusive Fabrício ir para o segundo turno e Guilherme não ir, e se isso acontecer nós vamos receber de bom grado o apoio do PT.


Blog do Anderson: Aceitaria também o apoio do PMDB?

Marcos Andrade: Sim, o PCdoB recebe apoio de qualquer um. O PCdoB para receber apoio não tem problema.

 

Blog do Anderson: Como o senhor observa os pré-candidatos: Fabrício, Guilherme, Herzem Gusmão, Mão Branca, Abel Rebouças, Ticolô e agora com o sargento Quincão?

Marcos Andrade: (Risos) Eu acho Anderson, na minha avaliação, temos três grandes polos hoje em Conquista. Tem o polo capitaneado pelo PT, onde o prefeito Guilherme Menezes é a principal liderança. Tem o polo capitaneado pela oposição sob a liderança de Herzem Gusmão, e tem uma terceira via que polo capitaneado pelo PCdoB. Em todas as pesquisas nós aparecemos bem, acima de 15%. Então significa que Fabrício está consolidado e deve ser uma liderança respeitada na Política Conquistense. Fabrício não é mais uma tentativa, Fabrício já é uma realidade. Portanto qualquer força que queira discutir os caminhos de Conquista vão ter que discutir com a participação do PCdoB e nós queremos é esse respeito e a condição de uma força política importante na cidade.


Blog do Anderson: Grande massa dos militantes comunistas não aceitou a pré-candidatura do deputado Fabrício. Ainda de acordo os bastidores a decisão final teria sido do próprio Fabrício. Como assim?

Marcos Andrade: A Conferência Municipal aprovou a pré-candidatura e na reunião que nós tivemos nessa semana, houve a reafirmação da pré-candidatura de Fabrício. O que agente não vai aceitar do PT, é que ele nos deu um ultimato: ou Fabrício retira a candidatura ou está tudo rompido. Então nós não vamos aceitar o ultimato. Se eles estão dando o ultimato eles vão ter que ter a responsabilidade de exonerar os cargos, de retirar as pessoas e de assumir o ônus de que o PT quer governar sozinho sem apoio de ninguém. 

Blog do Anderson: Mesmo assim, pode reverter esse quadro não é?

Marcos Andrade: Tudo está em movimento, muita água vai rolar de baixo da ponte. Tudo pode acontecer. Nós aguardamos que efetivamente o processo avance. Não vamos decidir nada agora. Estamos construindo a candidatura de Fabrício.


Blog do Anderson: Um dos pontos que o PCdoB almejava seria a vice na chapa do prefeito Guilherme, e conforme lideranças petistas esse espaço poderia ser para um comunista.

Marcos Andrade: É, eles ofereceram a vice. Esse processo precisa de mais tempo para a sua maturação, e o que acontece é que o PT ofereceu a vice e exigiu que a gente retirasse a candidatura de Fabrício. E é isso que nós não achamos que deva acontecer agora. Tem a proposta da vice do PT, nós estamos numa fase de análise, o processo está em andamento, e a gente pode  lá na frente até estarmos juntos, mas isso a depender de um dialogo diferenciado. O problema não é só a vice, o problema é a relação de respeito. A gente não vai aceitar que o PT impõe as regras do jogo. As regras do jogo são determinadas pelos partidos em conjunto numa relação respeitosa entre todos, porque se for assim nós vamos ser apenas subalternos do PT e isso não aceitamos.

 

Blog do Anderson: Marcão vice-prefeito?

Marcos Andrade: Nós temos bons nomes. O meu nome é um, Miguel Felício, Elias Dourado, Vivalda. Isso é uma discursão lá para frente.


Blog do Anderson: E o caso do pastor Sidney? O PRB fica com o PCdoB ou PT?

Marcos Andrade: O pastor Sidney tem a palavra firmada com o PCdoB independente da posição, então nos não temos a menor dificuldade em relação a isso. O PT que está tentando atrair o pastor Sidney, e ele é uma pessoa muito séria, coerente e por isso mesmo ele não cede as pressões do PT.