A Câmara de Salvador programou duas audiências públicas importantes para esta segunda-feira, 17. A primeira ocorrerá às 9 horas, no Centro de Cultura, para discutir o papel social das polícias na prevenção do uso de drogas nas escolas de Salvador. A outra começará uma hora depois, no Plenário Cosme de Farias, como parte da Campanha Outubro Rosa contra o Câncer de Mama.
O debate sobre como manter os estudantes longe das drogas é uma iniciativa do presidente do Legislativo, vereador Pedro Godinho (PMDB), juntamente com a Associação dos Investigadores da Polícia Civil do Estado da Bahia (Assipoc). A instituição já desenvolve um projeto de prevenção e combate ao uso de drogas por jovens nas comunidades negras e carentes.
A sessão especial sobre o câncer de mama, solicitada pelo líder do governo, Téo Senna (PTC), contará com palestras da mastologista Renata Leite e da oncologista Lygia Accioly e tem confirmada as apresentações da cantora Gilmelândia e do coral Mulheres em Canto, ligado à organização não governamental Viva Maria.
Além disso, durante todo o dia serão realizadas atividades de conscientização da mulher no pátio interno da Câmara, com distribuição de material informativo, orientação para a realização de mamografia e cuidados com a mama, exposição e venda de artesanato feito por mulheres assistidas pela organização não governamental Viva Maria e pelo Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer (Naspec) e apresentações do cantores Elias Saile (autor do jingle do Outubro Rosa) e Kall Medrado (banda Solta o Som).
O vereador Téo Senna, engajado na campanha desde 2009, falou de sua preocupação com o câncer de mama, o segundo mais frequente entre as mulheres no Brasil: "O objetivo é levar a campanha à Câmara para que possamos debater, orientar e buscar ações em prol do diagnóstico precoce; temos que marcar a participação desta Casa nessa luta, com a participação de todos".