Política

DEPUTADO APELA AO MINISTRO DA INTEGRAÇÃO PARA SOCORRER BAIANOS DA SECA

vide
| 13/10/2011 às 18:26
Deputado Paulo Azi (DEM) diz que a região do Sisal passa por calamidade
Foto: ASCOM

As zonas rurais de Riachão do Jacuípe e Pé de Serra, municípios duramente castigados pela seca, poderão ser socorridas com carros-pipa caso o Ministério da Integração Nacional decida acatar a indicação do deputado Paulo Azi (DEM), solicitando o envio dos equipamentos para abastecer de água essas localidades e minimizar o sofrimento de centenas de família e de pequenos agricultores.

 

O democrata lembra que o Ministério da Integração, em convênio com o Exército Brasileiro, vem atuando em várias frentes com a distribuição de carros-pipa nas áreas mais carentes do Nordeste brasileiro. Segundo ele, o carro-pipa do Exército ainda é a esperança para as diversas comunidades em situação de emergência, apesar das várias interrupções que o programa vem sofrendo pela descontinuidade de liberação de recursos por parte do Ministério da Fazenda.

A indicação de Azi, encaminhada à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia, solicita diretamente ao ministro Fernando Bezerra que autorize a liberação de carros-pipa para Riachão de Jacuipe e Pé de Serra, através do convênio com o Exército.

 

"O estrago provocado pela seca nesses municípios é avassalador", disse Paulo Azi, informando que só na reigão do Sisal existem quase 800 mil habitantes, distribuídos em 25 municípios afetados com árduos e longos períodos de estiagem. "As pessoas estão rezando pela chuva e se providências não forem tomadas de imediato teremos uma situação de maior agravamento", advertiu, enfatizando que a realidade vivida por essas famílias é bem diferente da propaganda que faz o governo da Bahia, colocando o programa Água para Todos como referência nacional no Estado. "Pude ver de perto a situação de calamidade em que vivem essas comunidades e em nada se assemelha com o que o governo prega", reforçou.