As próximas carteiras de estudante, emitidas pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps), terão que trazer frases de alertas quanto ao perigos do uso das drogas. O projeto de lei, de autoria da vereadora Léo Kret do Brasil (PR), determinando a obrigatoriedade das citações, foi sancionado pelo prefeito João Henrique e publicado no Diário Oficial do Município (DOM) nesta terça-feira, 11.
O próximo passo, informou a edil, é marcar uma reunião com JH para colocar em prática a nova norma, pois será necessário combinar com o Setps a impressão dos novos documentos, já modificados. O encontro, adiantou, deverá ser agendado a partir do dia 17, após o feriado, portanto.
Para Léo Kret, a melhor forma de combate ao uso das drogas é com a prevenção e o uso das carteiras para veicular os avisos, através de frases de efeito, pode auxiliar na conscientização dos jovens. Afinal, destaca, esse é o público alvo dos traficantes e fabricantes de bebidas alcoólicas.
Novo horário do SalvadorCard
Os estudantes da Capital foram beneficiados com outro projeto oriundo da Câmara de Salvador. O Setps ampliou o horário de funcionamento dos três postos de venda e recarga do SalvadorCard, pois desde o dia 13 de setembro estão abrindo de segunda a sexta-feira das 7 às 20 horas, e aos sábados das 7 às 15 horas. Antes, eles fechavam às 16 horas, durante a semana, e às 14 horas, aos sábados.
A novidade tornou-se possível com a sanção pelo prefeito do projeto de Marta Rodrigues (PT). Para ela, "o curto período de funcionamento dos postos traz enorme prejuízo para os estudantes soteropolitanos, que muitas vezes têm de pagar a passagem inteira por não conseguir recarregar o cartão ou faltar aulas para se dirigir aos postos".