vide
Edmundo Pereira e sua esposa e ex-deputada Marizete no apoio a Carlinhos (PT)
Foto: Lay Amorim
Conforme este BJÁ havia comentado, a sucessão em Brumado (2012) caminha para a existência de 3 candidaturas a prefeito com maior poder de competitividade: o deputado João Bonfim (PDT) com apoio do PCdoB, PMDB, PP, PSD, DEM e outros; Carlinhos Moura (PT, PSL e coligados) com apoio do ex-vice governador Edmundo Pereira; e Márcio Moreira (PSB) com apoio do prefeito Eduardo Vasconcelos (PSDB).
Seriam, portanto, três candidatos da base do governador Wagner, o que certamente vai fazer com que o chefe do executivo baiano apoie a todos, mas, não expresse nenhuma preferência por um dos três nomes, de forma mais explícita, ainda que Carlinhos seja do PT, Wagner, a julgar pela configuração que se esboça em Brumado não fará campanha de corpo presente neste município.
ROMPIMENTO
Em entrevista coletiva a imprensa, concedida na noite dessa quinta-feira (06), o ex-vice-governador da Bahia, Edmundo Pereira, e a ex-deputada estadual, Marizete Pereira, ambos do PT, declararam apoio a candidatura de Carlinhos Moura (PT), a prefeito de Brumado. Além disso, o casal Pereira Santos reafirmou que não se candidatará, em 2012. "Chegamos ao PT, para somar e vamos apoiar a pré-candidatura de Carlinhos Moura, a prefeito de Brumado, pois vamos respeitar a decisão do grupo". O pré-candidato, Carlinhos Moura, ficou entusiasmado com o apoio recebido.
"A chegada do casal Pereira Santos, reascendeu o interesse do partido nas eleições 2012 e, recebendo esse apoio, me sinto ainda mais confiante em minha candidatura".
O presidente da sigla, Washington Franco, declarou que o partido não abrirá mão de ter uma candidatura própria em 2012. "O PT está com força total, para disputar as eleições 2012, e por isso não abrimos mão de uma candidatura própria do nosso partido". Ele ainda frisou que espera "a chegada de mais lideranças, para somar uma grande força de oposição, juntamente com o
Partido dos Trabalhadores".
VASCONCELOS X BONFIM
"Reuni o nosso grupo aqui e dei conhecimento a todos dos fatos e disse que, doravante, o nobre deputado João Bonfim não mais representa, em nada, a administração do município de Brumado. Não temos mais nenhuma ligação como nobre deputado". Com essa declaração, o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSDB) explicou em coletiva à imprensa, o seu rompimento com o referido deputado.
O acontecimento já era esperado, pois os desentendimentos entre o gestor e o parlamentar haviam se tornado uma constante e o grande estopim, segundo Eduardo, foram às ações individuais de Bonfim, e o fato de o mesmo lhe ‘roubar' o PSD.
"O nosso prezado deputado João Bonfim, que elegemos por três vezes consecutivas, aqui em Brumado, tomou atitudes individuais, tais como buscar junto à sede do partido em Salvador, tomar de assalto um partido e conseguir a nomeação do seu filho. Ele buscou de forma individual, sem ouvir o grupo, alterou a composição da provisória, e isso é uma ação que demonstra interesse apenas em sua consolidação como liderança política, sem a visão coletiva do grupo".
O prefeito citou ainda que, a expulsão de Bonfim do grupo, faz parte da separação entre o
trigo e o joio. "Essa corrida antecipada das eleições tem o seu lado negativo e positivo. O positivo é o de começar a separar o joio do trigo e começar a ver quem é quem, em cada um dos processos, e queremos alguém que tenha um projeto para Brumado. As pessoas que tem projetos individuais de poder, estão sendo dispensadas e esperamos que elas tenham sucesso. (Redação BJÁ e Brumado Notícias)