VIDE
(Por Limiro Besnosik)
A busca pela sobrevivência política nas próximas eleições continua produzindo mudanças no panorama partdário da Câmara de Salvador. Apesar de, por várias vezes, dizer-se avesso a qualquer aproximação com a ideologia do PT, foi justamente no Partido Progressista (PP) que o vereador tucano Jorge Jambeiro foi pousar após sair do ninho por onde atuou durante oito anos, fazendo sempre fortes críticas ao jeito petista de governar.
Não é demais lembrar que foi de Jambeiro a proposição do título de cidadão soteropolitano ao ex-governador paulista e ex-candidato a presidente da República pelo PSDB, José Serra. O PP, por sua vez, faz parte do governo Wagner com três secretarias: Agricultura (Eduardo Salles), Integração Regional (Wilson Brito) e Indústria Naval e Portuária (Roberto Paulo Benjamin de Oliveira).
O prefeito João Henrique Carneiro está cada vez mais próximo do governador, apesar dos voos solo ensaiados pelo chefe da Casa Civil, João Leão, com sua transferência de domicílio eleitoral para Salvador e a garantia (ao menos por enquanto) de sua candidatura para 2012.
A própria oposição na Câmara, meio a contragosto, moderou seu discurso (segundo se comenta nos bastidores, por orientação de JW) e já não bate tão firmemente no alcaide, mesmo com a troca da liderança, com a saída de Henrique Carballal e a entrada de Vânia Galvão, ambos do PT.
O melhor indicativo talvez seja o acordo firmado em setembro entre todas as bancadas do legislativo para a aprovação de matérias de interesse do executivo, incluindo nada menos que seis vetos determinados por JH.
Agora o PP tem três edis na CMS: Jambeiro, Laudelino Lau e Orlando Palhinha. A solenidade de filiação aconteceu nesta segunda-feira, 3, no Centro de Cultura da Câmara, com a presença do prefeito (presidente municipal da legenda), dos vereadores Joceval Rodrigues (PPS), Edson da União (PMN), Dr. Pitangueira (PRB), Téo Senna (PTC) e Geraldo Júnior (PTN), vários secretários municipais, ex-vereadores, lideranças comunitárias, lideranças políticas e populares.Apresentações de Jiu-Jítsu e roda de capoeira deram o tom festivo ao ato.