Os mais de 500 agricultores familiares que produzem café no município de Bonito, na Chapada Diamantina, podem ser beneficiados com novos projetos de fomento para o setor pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA). A demanda foi encaminhada pelo deputado estadual Marcelino Galo (PT), na tarde de ontem, quarta-feira (28), ao presidente do órgão estadual, Elionaldo Faro Teles.
O parlamentar esteve acompanhado do vereador petista, Rogério Laytynher (Géu), que também agradeceu ao presidente da EBDA os equipamentos liberados para Bonito por meio da Associação dos Pequenos Agricultores de Maravilha.
O deputado reconhece o avanço da região conquistado pela produção do café e afirma que ainda precisa avançar muito mais. "Esses cafeicultores estão organizados e precisamos alavancar a produção. O café e seus derivados são uma das principais fontes de renda dos agricultores chapadeiros. Em Bonito, já estamos com alguns equipamentos que serão completados com outras máquinas para auxiliar o desenvolvimento dando assistência técnica e infraestrutura aos produtores", assegura Marcelino Galo.
O presidente da EDBA, Elionaldo Teles, ouviu as demandas encaminhadas e solicitou um ofício com especificações dos temas e o levantamento de ações que podem ser viabilizadas pelo órgão. "As ações têm que ser viáveis e que interessem diretamente aos agricultores familiares da região", completa. Já o vereador Géu e o zootecnista, Romaine Camacan ressaltaram o potencial da cafeicultura do município de Bonito e se comprometeram em produzir o ofício para a EBDA. "Estamos reunindo as ações para passar para a empresa e resolver algumas das necessidades imediatas da agricultura familiar da Chapada", declara o vereador.