Política

VEREADORES CONDENAM ATITUDE DE PELEGRINO EM USAR "MÁQUINA" DO GOVERNO

vide
| 28/09/2011 às 13:40
Vereador Isnard Araújo: - O que vale para MK a lei é para todos, de forma igual
Foto: A TARDE

  (Por Limiro Besnosik)

  As reações contra a desenvoltura do deputado federal Nelson Pelegrino (PT), pré-candidato à Prefeitura de Salvador, que esteve no Subúrbio Ferroviário acompanhado de um secretário de Estado anunciando obras para o Parque de São bartolomeu e outros, foram entendidas como de uso da máquina administrativa em benefício do candidato petista.


  A visita do parlamentar a Lobato, na comitiva do secretário estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Carlos Brasileiro, anunciando ainda investimentos da Conder, desagradou bastante, principalmente aos edis da bancada do subúrbio.


  Alcindo Anunciação (PSL), um dos líderes do bloco, aponta um certo clima de desespero no PT depois da primeira pesquisa de opinião que atribuiu a Pelegrino um índice pouco confortável na preferência dos eleitores. O vereador não entrou no mérito sobre o erro ou acerto dos números apurados, mas acredita na influência de seu resultado nesse clima de disputa ora vigente.


  Alertou, porém, ser preocupante a antecipação dos conflitos, pois "a população do subúrbio é sábia, cada vez aprende mais e não vai aceitar ser usada; nós estamos alertas e vamos deixar as coisas bem claras para o povo, não apenas em relação a Pelegrino, mas a todos os candidatos".


  Subúrbio pouco melhorou


  Alcindo lembrou as vitórias obtidas por João Henrique e Wagner, em todas as urnas suburbanas, em comparação com os benefícios ainda não efetivados na região:  "Tem escolas fechando, a segurança pública não melhorou, a saúde continua precária, apesar da inauguração do hospital, e continuam os sérios problemas de mobilidade urbana; onde estão os ganhos do subúrbio? Estamos atentos para tudo isso".


  Para Isnard Araújo (PR), outro integrante da frente suburbana, o gesto do pré-candidato petista "é de lamentar, pois a lei é para todos; o que vale para Mário Kertesz (cujo aparecimento em foto gigante em outdoor está sendo questionado pelo procurador eleitoral Sidney Madruga) vale para todos".


  O edil posicionou-se contra a utilização da estrutura administrativa do Estado para objetivos eleitorais e defendeu, dentro da reforma política, aumentar o prazo de desincompatibilização para pelo menos um ano para todos os ocupantes de cargos públicos, até mesmo os parlamentares.


  Paulo Câmara (PSDB) classificou o fato de "uso escancarado da máquina pública a serviço do pré-candidato já declarado pelo governador; é uma vergonha e parece que vai ser o jogo do vale tudo".


  O pré-candidato do PDT de Odiosvaldo Vigas tem reside na região. Apesar do deputado federal Marcos Medrado ter anunciado desistir concorrer em 2012 o partido ainda não jogou a toalha e continua negociando com o parlamentar, segundo assegurou Vigas. Ele também advoga mudanças na legislação eleitoral, aumentando o prazo de desincompatibilização: "O eleitor tem direito de saber com mais antecedência as intenções dos candidatos e não apenas a 90 dias das eleições".