Política

GRAÇA PIMENTA PARABENIZA MÉDICO DE ITABUNA POR MUTIRÃO DO DIABÉTICO

VIDE
| 27/09/2011 às 14:16
Deputada Graça Pimenta é vice-presidente da Comissão de Saúde da ALBA
Foto: BJÁ

Deputados que compõem a Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL) e demais pessoas presentes na reunião do colegiado nesta terça-feira (27) ficaram admirados com o alcance do Mutirão do Diabético, promovido anualmente na cidade de Itabuna. A iniciativa foi apresentada durante o encontro do colegiado pelo oftalmologista Rafael Andrade, criador da ação social.


Diante do que foi apresentado, a deputada Graça Pimenta (PR), vice-presidente do colegiado, demonstrou seu reconhecimento. "Quero parabenizar o jovem médico pela iniciativa. Tudo é uma questão de vontade de querer fazer. Sei que o doutor Rafael encontrou várias dificuldades para realizar este trabalho. Nós, profissionais de saúde, temos a missão de cuidar do próximo. Fico feliz por ele ser um profissional humanista, que se preocupa, principalmente, com as pessoas que tem dificuldade de acesso ao tratamento. Esta iniciativa é de muita importância, inclusive para que o mutirão possa ser ampliado para outros municípios baianos", frisa.


No início da apresentação, Rafael Andrade apresentou dados preocupantes em relação à doença. "O diabetes é a principal causa de cegueira irreversível, amputações de membros e falência renal. No Brasil temos cerca de 16 milhões de diabéticos. A cada dez pessoas, uma é diabética. Metade dos pacientes sabe que tem a doença. No mundo, a cada oito segundos uma pessoa morre por conta da diabetes. Os pacientes diabéticos têm mais chances de desenvolver diversos tipos de problemas, como o infarto. Essas complicações geram altos custos", revela.


A ação que Rafael Andrade desenvolve busca conscientizar a população sobre a doença e oferecer tratamento gratuito aos pacientes graves. O evento reúne médicos especializados em complicações que o diabético pode vir a desenvolver caso não tenha um bom controle sobre a doença. Durante o mutirão são realizados testes de glicemia capilar, o exame do fundo do olho e os testes para identificar o chamado "pé diabético".


Graça Pimenta informou que o índice de crianças com hipertesão e diabetes tem aumentado muito e questionou o médico se o mutirão atende também as crianças. Rafael Andrade declarou que ação social envolve também o público citado pela parlamentar. A ação, que é desenvolvida através do Hospital de Olhos Beira Rio, é realizada há seis anos no sábado que antecede ao dia Mundial do Diabetes, celebrado no dia 14 de novembro. Em 2010, cerca de duas mil pessoas foram atendidas no evento. Em 2011, o Mutirão do Diabético vai ser realizado no dia 12 de novembro. A iniciativa tem a apoio de diversos grupos da área de saúde, como a Federação Nacional das Associações e Entidades de Diabetes (Fenad).