Em sua fala, o deputado definiu sua pretensão como sendo "um projeto estratégico de longo prazo para o governo da cidade, uma boa equipe e liderança capaz de dar efetividade ao que foi projetado, são os três pilares que vão garantir uma grande gestão e permitir ao próximo prefeito tornar Salvador um município que acolha com dignidade os seus cidadãos e se relacione bem com os vizinhos da região metropolitana".
Assim pensa Pelegrino. E mais disse:
"Esses três pontos foram a base do governo Lula, tornaram o PT um partido maduro e para mim são fonte de ensinamento", disse ao receber o apoio das bancadas federal, estadual e municipal do partido à sua pré-candidatura a prefeito da capital baiana.
Pelegrino disse ainda que esse projeto do PT não se limita a Salvador e região metropolitana. "Por enquanto o debate é interno, mas será estendido a toda a base aliada porque queremos formar uma ampla frente partidária nas 30 maiores cidades baianas", afirmou.
No discurso no qual aproveitou a oportunidade para agradecer a presença de todos,
Pelegrino evitou bater de frente no prefeito João Henrique, mas disse que "o improviso" deixará de ser a marca da administração da cidade. Ele também deu a receita do que, em sua avaliação, um governo precisa para dar certo: "um governo tem que ter norte estratégico, boa equipe e capacidade de liderança".