Política

DEPUTADO GALO TEM ENCONTRO COM FLORENCE PARA TRATAR DA REFORMA AGRÁRIA

vide
| 23/09/2011 às 15:17
Deputado Marcelino Galo (PT) com ministro Afonso Florence
Foto:

Dando continuidade ao ciclo de agendas pela capital brasileira, o deputado estadual Marcelino Galo (PT), esteve com o ministro do Desenvolvimento Agrário do governo Dilma, Afonso Florence, onde levou demandas do setor da pesca e da agricultura familiar, como o fortalecimento da produção do pescado e de alimentos por parte dos agricultores e aquicultores familiares baianos, inclusive em assentamentos de reforma agrária. No encontro, realizado na quarta-feira (21), foi pauta também a organização do setor pesqueiro no estado e o licenciamento ambiental, além da viabilização de apoio para a assistência técnica e infraestrutura.


"Na Bahia tem regiões que o setor da pesca leva desvantagem por ter menor organização técnica e de infraestrutura. Nos assentamentos de reforma agrária, por exemplo, não possuem quase nada e é preciso investimentos neste setor. Temos regiões diferentes também, que já são organizadas e que precisam do fomento para alavancar a comercialização. São dois pólos diferentes de produção, mas que contam com o mesmo potencial, pois o peixe é um alimento nobre e saudável e os alimentos da agricultura familiar são orgânicos e de melhor qualidade", salienta o parlamentar petista, Marcelino Galo.


Já o ministro do MDA, acredita que é possível ter investimentos em ambos os setores para o aumento da produção e comercialização. "De início serão analisados projetos com capacidade de execução em tempo hábil para facilitarmos os trâmites normais. É importante considerar que são ações fundamentais por serem fortes fontes de geração de renda", afirma Florence. Durante a reunião, ainda foi tratado assuntos como a verticalização da cadeia produtiva do pescado, inclusive, com a utilização de todas as partes do peixe para produção de derivados e outras ações transversais como a produção em cativeiro de espécies como o surubim e a recuperação de tantas outras.