vide
Antonio Francisco Neto (Ribeiro) deixa DEM em Feira de Santana
Foto: ASCOM
O Democratas literalmente "sangra" em Feira de Santana. Anunciada nesta quarta-feira, 21, a saída do presidente da Câmara de Vereadores, Antonio Francisco Neto, mais conhecido como Ribeiro, da legenda do DEM e ainda esta semana mais 3 ou 4 vereadores também deste partido estarão mudando de legenda.
A notícia, dada aqui em primeira mão pelo BJÁ, trouxe apreensão à pré-candidatura do ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho que controla o diretório municipal deste partido em Feira e deverá disputar o pleito por ele.
Hoje, no entanto, nos corredores da Assembleia Legislativa correu a informação de que Zé Ronaldo estaria fazendo gestões junto ao ex-senador César Borges para conseguir integrar o PR.
Segundo contou-me um deputado em off, Borges estaria resistindo porque a deputada Graça Pimenta, que é esposa do prefeito Tarcízio Pimenta, foi eleita a deputada estadual mais votada por essa legenda, em 2010. Em sendo assim, caso Ronaldo ingresse no PR, este partido estaria na iminência de perder Graça Pimenta, pelo menos na lógica da política.
Outro detalhe citado pelo deputado foi que, em 2010, Ronaldo trabalhou no sentido de que a população de Feira, independente de partidos e inclusive o PR, só votasse nele para senador, o que poderia lhe garantir a vitória. Isso não aconteceu, nem César Borges que fora preterido naquela época, gostou da manobra.
Hoje, há sinais, em Feira de Santana, dando conta que o ex-prefeito José Ronaldo está perdendo espaço político junto às bases organizadas (vereadores, associações, entidades, etc) em função da firme atuação do prefeito Tarcízio Pimenta, o qual já ingressou no PDT e está com sua pré-campanha praticamente organizada.
Diante dessa situação, com o DEM se esvaziando, tem sentido a procura de outra legenda por Ronaldo, o qual já havia tentado o PP e agora o PR. Resta saber se Ronaldo indo para o PR o DEM (e o mais importante, o tempo da TV na propaganda eleitoral da campanha) ficará com ele como coadjuvante do processo.