O evento foi aberto pelo secretário de Planejamento, Zezéu Ribeiro, contando com as presenças na mesa do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, da professora Tânia Araújo, da UFPE, e o gerente regional da Petrobras, Cau Figueiredo.
O deputado estadual Rosemberg Pinto falou sobre importância de se dividir o Estado em territórios de identidade. Segundo ele, o objetivo é planejar o Estado, fortalecendo as relações de identidade das diversas regiões.
"Isso garante a integração de ações, já que é mais fácil se compreender os problemas e regionalizar as soluções. Isso será muito importante nas próximas duas décadas de desenvolvimento da Bahia".
Sobre o encontro, Rosemberg ressaltou que a ideia é unir pessoas que têm o interesse no desenvolvimento do Estado e do Nordeste e pensar em ações para ser implementadas pelo Governo.
Gabirelli falou sobre as mudanças ocorridas na política baiana a eleição de Jaques Wagner, em 2006. Ele salientou também a importância da Petrobras como alavancadora da economia do Nordeste e da Bahia.
A professora Tânia Araújo relatou que a instalação de novas refinarias e de estaleiros foram estratégias de descentralização que deram certo e que permitiram ao Nordeste brasileiro um crescimento superior ao do resto do País, apesar de ainda ser uma região pobre.